Inicia na Unicentro o maior Intercom regional do Brasil 28/05/2008 - 16:40

Começou nesta quinta-feira (29) e prosseguirá até sábado (31), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, o Intercom Sul 2008, que conta com mais de 1200 inscritos. Trata-se do maior evento já realizado entre os regionais (Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Com mais de 50 instituições representadas, o evento conta com cerca de 200 artigos inscritos para apresentação, representando mais de 350 autores, de graduandos a pós-doutores, que pretendem divulgar as pesquisas que contenham resultados inovadores ou focalizem alternativas comunicacionais, visando atender à demanda dos estudantes e profissionais em Comunicação.
Na Expocom, a mostra competitiva laboratorial, cerca de 200 trabalhos foram postados e serão apresentados ao júri durante os dois primeiros dias do encontro. Os vencedores de cada modalidade serão conhecidos no sábado pela manhã, 31 de maio.
A abertura contou com representantes de diversas entidades públicas e privadas, e teve uma explanação feita pelo professor José Marques de Melo, presidente da Intercom, que recebeu uma homenagem e acompanhou o lançamento do Prêmio José Marques de Melo de Comunicação. Para ele, o destaque do Intercom Sul 2008 é a grande participação de profissionais e estudantes.
Melo destacou, em entrevista, que o jornalismo atual é mais interpretativo e opinativo do que informativo, o que, segundo ele, é prejudicial para a sociedade. Quanto à área científica do jornalismo, Melo afirma que a pesquisa avançou muito pouco e é superficial demais, isto porque o setor demanda muito investimento, tempo e trabalho.
O reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, disse que a Intercom é mais um grande evento da instituição, que reúne, além de representantes da região Sul, também pessoas de diversos outros Estados do País. Ele destacou ainda que “o tema incentiva os jornalistas a pensar o Meio Ambiente e, conseqüentemente, o social”.
Antes da solenidade aconteceu a apresentação do grupo musical Latitude, representante da cultura da região central do Paraná e, após a cerimônia, a Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê apresentou o ritmo dos tambores africanos, originário do Quilombo Paiol de Telha, em Guarapuava, o primeiro a ser reconhecido no Paraná.
Nesta sexta-feira, o vice-governador Orlando Pessuti, presidente de Honra do Intercom Sul 2008, participa do evento. A programação e demais informações estão disponíveis no site www.unicentro.br/intercomsul2008/.