Iniciação Científica realizada na UEPG conquista prêmio nacional 29/05/2019 - 15:17
Estudante do terceiro ano do curso de Bacharelado em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o aluno Igor Bonck foi premiado durante o I Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais. A premiação aconteceu no último dia 24 de maio, no evento que foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e contou com a participação de pesquisadores de 12 estados brasileiros.
Integrante do Grupo de Pesquisa em Materiais Funcionais e Estruturais da UEPG, Igor apresentou o trabalho "Synthesis of inorganic pigments from the recycling of depleted alkaline batteries – pigmentos inorgânicos obtidos por meio de reciclagem de pilhas exauridas". O trabalho foi desenvolvido sob orientação de Iniciação Científica (BIC) do professor doutor Eder Carlos Ferreira de Souza, do Departamento de Química.
O trabalho conquistou o prêmio de melhor trabalho no evento - o Simpósio teve a participação de 12 estados brasileiros, totalizando mais de 200 trabalhos apresentados. O professor orientador reforça que o desempenho acadêmico dos alunos que participam dos projetos de Iniciação Científica durante a graduação é melhor que a média geral. "Aliado ao fato de que esses alunos desenvolvem projetos científicos atuais, voltados para o desenvolvimento socioeconômico da região, mostrando a importância de programas como o de Bolsas de Iniciação Científica Institucionais e do CNPq (PIBIC, BIC, PIBITI)", lembrou o professor.
Grupo de pesquisa
O Grupo de Pesquisa em Materiais Funcionais e Estruturais apresentou 10 trabalhos de alunos de mestrado, iniciação científica e pós-doutorado, todos muito bem avaliados pelas comissões julgadoras. Recentemente o Grupo teve uma patente reconhecida de um material que poderá ser utilizado no preenchimento ósseo (clique aqui para ver mais).