Instituições de ensino superior têm papel fundamental na integração 22/08/2008 - 14:00

O compromisso social das universidades no Mercosul foi o tema apresentado pelos conferencistas nesta sexta-feira (22), segundo dia do seminário “Saberes em Discussão: Políticas Públicas para a Cooperação com o Mercosul”, que acontece em Foz do Iguaçu. A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, junto com o representante do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai, Miguel Angel Volpi, destacaram em seus pronunciamentos o papel fundamental que as instituições de ensino superior têm na sociedade atual e na integração dos países do Mercosul.
“O nosso desafio é fazermos através da educação a maior âncora para integração dos nossos países”, disse Lygia Pupatto, ressaltando uma política educativa que aspire à igualdade de oportunidades. Para ela, a educação é a melhor caminho para diminuir as desigualdades sociais. Segundo ela, o desafio central é conceber uma educação moderna, porém levando em consideração as exigências da sociedade e as do mercado. “Trata-se de formar um profissional social e intelectualmente preparado para exercer com eficiência sua profissão e conscientemente formado para seus deveres solidários de ser humano e cidadão latino americano”, disse.