Jaguapitã reivindica ensino superior 23/10/2012 - 10:10

O município de Jaguapitã, no Norte do Paraná, poderá sediar, em breve, cursos técnicos e cursos superiores. O pedido foi feito ao secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, nesta segunda-feira, pelo prefeito eleito do município, Ciro Brasil, e pelo vereador Luis Augusto.

O secretário falou sobre as possibilidades e disse que vai estudar a proposta. Uma das ideias em estudo é o Centro de Vocação Tecnológica (CVT), que pode oferecer cursos mais rápidos – como a qualificação de professores – e alternados, para não saturar o mercado.

“Esta é uma nova visão do que se pode fazer”, disse o secretário, explicando que os cursos são definidos a partir das necessidades momentâneas do município, e não precisam ter caráter permanente. Suprida a necessidade, oferece-se um novo curso, e as pessoas podem se formar em várias áreas.

Com 14 mil habitantes, distante cerca de 60 quilômetros tanto de Londrina como Maringá, Jaguapitã é um polo avicultor, e precisa formar mão-de-obra nesta área.