Legado Paranaense valoriza trajetória de personalidades do Estado 15/12/2021 - 16:52

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), lançou no mês de dezembro o primeiro curso do projeto Legado Paranaense. A iniciativa tem o objetivo de retratar a trajetória de paranaenses que se destacam em diferentes áreas de atuação como empreendedorismo, arte, cultura, saúde, ciência e esportes.

Realizado pela equipe do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a produção do material começou em 2019 e foi finalizada no início de 2020, porém, em virtude da pandemia de Covid-19 o projeto teve seu primeiro episódio lançado no início do mês.

A coordenadora da UVPR, Maria Aparecida Crissi Knuppel destaca que os vídeos são no formato de masterclass, em que o homenageado mescla ensinamentos com suas experiências pessoais, destacando o aprendizado ao longo da vida.

“O Paraná é rico em diversidade, conhecimento, criatividade e inovação. Temos pessoas que se destacam nas mais diversas áreas e de campos do conhecimento. Nosso objetivo é transformar essas aulas em exemplos para a população, contribuindo com uma formação cidadã”. O material será disponibilizado gratuitamente ao público em forma de aulas online, contribuindo para reflexões coletivas e para a memória cultural do Estado.

PRIMEIRO EPISÓDIO - O primeiro episódio está disponível e é com o empresário guarapuavano Odacir Antonelli. Antonelli tem uma atuação multifacetada e se destaca com empreendimentos e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento regional do Centro-Sul do Estado. Seus projetos ganharam relevância nacional como na área da saúde que está em desenvolvimento no bairro planejado Cidade dos Lagos. Em virtude de sua relação com a natureza, o título da aula é “Da Semente à Floresta”.