Líder indígena participará de banca de mestrado em História na universidade de Maringá 26/03/2014 - 12:50

O chefe indígena dos Paiter Suruí (RO-MT), Almir Suruí participa nesta quarta-feira (26) de uma banca de defesa pública de dissertação do Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Será a primeira vez que um indígena participará como membro de uma banca de mestrado no Paraná. O líder indígena recebeu o título de doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O trabalho, intitulado Os Paiter Suruí: do arco e flechas às tecnologias do Século XXI, foi realizado por Zeus Moreno Romero (de nacionalidade espanhola), e foi orientado pelo professor Angelo Priori. Almir Suruí fará uma palestra sobre Indígenas e novas tecnologias às 19h30, na sala 7 do Bloco H-35 da UEM. O evento será voltado ao público em geral, acadêmicos de graduação e de pós-graduação.

Almir Suruí é uma liderança indígena brasileira reconhecida internacionalmente, tendo participado de inúmeras reportagens, documentários e entrevistas. Segundo a revista estadunidense Forbes, o líder dos Suruí-Paiter foi o brasileiro mais criativo do mundo dos negócios em 2012. Recebeu o prêmio de Heróis da Tecnologia pelo Google e de defensor dos direitos humanos pela Sociedade Internacional dos Direitos Humanos, na Suíça, e pela Bianca Jagger Human Rights Foundation. Foi considerado um dos 100 mais criativos no mundo dos negócios pela revista Fast company, em 2011.

O líder indígena viajou por mais de 40 países, para expor a história do seu povo, os projetos inovadores que giram em torno da economia sustentável e a utilização das tecnologias do século 21.

Atualmente, Almir Suruí leciona aulas de sustentabilidade no mestrado em Geografia da Unir.