Londrina terá unidade estadual de Ciência e Tecnologia 14/01/2008 - 10:50

O prefeito de Londrina, em exercício, Luís Fernando Pinto Dias, recebeu na última sexta-feira (11), no gabinete, um projeto de unidade estadual de extensão empresarial, apresentado pela secretária de Estado da Ciência e Tecnologia (Seti), Lygia Pupatto.
Pelo projeto, um escritório, a ser montado no Parque Tecnológico de Londrina, reunirá as principais tecnologias já pesquisadas no estado, para livre acesso aos micro e pequenos empresários da cidade e regiã Luís Fernando afirmou que irá reunir nos próximos dias o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, para discutir as formas de apoio ao projeto apresentado, que deverá ser implementado a partir do mês de março. “Vamos também colocar a estrutura da Codel para um trabalho conjunto com a Seti, visando facilitar o acesso das pequenas e micro-empresas instaladas em Londrina, que já contam com apoio da prefeitura para o desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
De acordo com a secretária Lygia Puppato, o projeto denominado “Extensão Empresarial”, visa uma popularização de tecnologia, reunindo os projetos desenvolvidos nas universidades federais e estaduais, nos centros de tecnologia, no Tecpar e no Lactec, colocando-os à disposição de empresas em fase de instalação. “Londrina é a primeira cidade em que estamos apresentando o projeto, porque já conta com um grande ativo tecnológico e temos uma parceria permanente com a prefeitura”, disse a secretária.
Lygia Pupatto também afirmou que o projeto levará em conta as vocações regionais, e financiará projetos que favoreçam as oportunidades de geração de emprego e renda. “Muitos empreendimentos pequenos, como projetos de artesanato, por exemplo, certamente terão um impulso maior com tecnologias que já tenham sido desenvolvidas nos centros de pesquisa”, explicou. Participaram do encontro o chefe de gabinete da prefeitura, Rodne Lima; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Idel); o assessor da Seti, Marcos Tito, e a chefe do escritório regional da Seti, Ângela Lousada.