Lygia Pupatto inaugura laboratório e faz conferência na UEL 14/11/2007 - 15:47

14/11/2007
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, inaugurou no início da manhã desta quarta-feira, 14, o Laboratório de Redação do curso de Jornalismo – Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no campus da instituição, em Londrina. Após o evento, a secretária proferiu conferência sobre o tema “A Extensão sem Fronteiras”, durante o I Fórum de Extensão da UEL.
“Poucos governos têm a coragem de investir na educação porque os investimentos nessa área não aparecem de imediato, os resultados são a longo prazo”, disse a secretária, ao entregar o laboratório. “Este governo é o que mais tem investido nas universidades”, completou.
As instalações fazem parte de um projeto de reestruturação da infra-estrutura do curso de Jornalismo da UEL, que foi encaminhado à SETI no período em que Lygia exerceu o cargo de reitora da Universidade. Esta é a primeira etapa do projeto, no valor total de R$ 200 mil, executado com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná.
O coordenador do curso de Jornalismo da UEL, professor Ayoub Hanna Ayoub, agradeceu o investimento da SETI nos cursos de comunicação e aproveitou para apresentar à secretária Lygia a proposta de um novo curso, voltado à comunidade – especialmente a alunos de escolas públicas - e que envolva ONGs, movimentos sociais e sindicatos.
Segundo ele, o projeto prevê ainda a instalação de mais dois laboratórios na instituição, um deles com equipamentos específicos para programação visual. Também serão adquiridas uma ilha de edição digital não linear, três câmeras de vídeo digitais com três CCDs cada e outros equipamentos periféricos destinados a auxiliar nas atividades didáticas, como datashow, aparelhos de DVD, gravadores de DVD e de áudio.
Também participaram da solenidade de entrega dos equipamentos o reitor da UEL, Wilmar Marçal; o vice-reitor da UEL, professor César Caggiano Santos; a diretora da CECA, professora Nádina Moreno; o chefe do Departamento de Comunicação, professor Mário Benedito Sales.
Conferência
O Programa Universidade Sem Fronteiras foi abordado pela secretária Lygia Pupatto durante conferência no I Fórum de Extensão da UEL. O programa tem como objetivo principal intensificar a interação entre estudantes, recém-formados e professores das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior e as comunidades paranaenses. Os 164 projetos aprovados contemplam, prioritariamente, os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano insatisfatório e as áreas periféricas das cidades do Paraná. Esta primeira etapa do programa beneficia 118 municípios.
Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UEL, o I Fórum de Extensão reúne, desde a noite da última segunda-feira, extensionistas de todo o Paraná. O objetivo é debater as políticas de extensão que direcionarão as linhas temáticas das Instituições de Ensino Superior, rumo à efetivação das ações extensionistas na busca da sustentabilidade.