Lygia Pupatto lança “Universidade em Movimento” e divulga R$ 9 milhões em investimentos na Unicentro 12/11/2008 - 18:30

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu na tarde desta quarta-feira (12) a visita da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, para o lançamento do programa “Universidade em Movimento”, que vai direcionar R$ 82 milhões para as 13 Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Os investimentos irão beneficiar mais de 100 mil estudantes, técnicos, professores e pesquisadores das universidades e faculdades estaduais do Paraná. O evento aconteceu no campus Cedeteg, em Guarapuava.
A secretária Lygia divulgou que a Unicentro receberá R$ 9 milhões em investimentos. Serão R$ 1,4 milhões para infra-estrutura de ensino, pesquisa e extensão; R$ 2,2 milhões para compras de equipamentos para os cursos de graduação e pós-graduação; R$ 1,12 milhões de investimentos em 32 laboratórios de informática completos; R$ 229 mil para aquisição de quatro veículos; R$ 187 mil serão investidos na modernização das fazendas-escolas (aquisição de tratores, caminhões e semeadeiras); R$ 129 mil serão utilizados para compra de equipamentos de conservação de documentos e arquivos deslizantes; além disso, haverá investimentos para a criação de laboratórios de informática com banda larga e internet sem fio e gratuita em todas unidades de ensino da instituição, verbas para a construção de oito centros de integração do ensino superior com a educação básica, para a realização do Integrar-PDE, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), e o apoio da Fundação Araucária, que divulga os novos editais de apoio à pesquisa, à capacitação docente das IEES e de apoio a publicação científica e ainda o programa de apoio à pesquisa básica e aplicada.
Em seu discurso, a secretária destacou que, no Paraná, o dinheiro da arrecadação pública é revertido em investimentos na educação, na ciência e na tecnologia, o que proporciona o desenvolvimento sustentável do Estado.
O professor Vitor Hugo Zanette, reitor da Unicentro, destacou que os investimentos proporcionam significativamente a melhoria do ensino, a pesquisa e a extensão, sendo que, além disso, também favorecem os programas em parceria com o Governo do Estado e que beneficiam toda a sociedade. “ A postura técnica e política de apoio ao ensino superior do Paraná é uma das melhores do Brasil e merece o reconhecimento de todos”, afirmou o reitor.