Lygia Pupatto participa da abertura do XVI EAIC 28/09/2007 - 17:30

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou na noite desta quinta-feira (27), no Country Clube de Maringá, da abertura oficial do XVI Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O evento é promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Neste ano, a UEM é a anfitriã do EAIC. São 2.046 trabalhos de pesquisas inscritos para as apresentações que acontecem até sábado, 29, na campus central da universidade. O encontro produzido pelas instituições estaduais de ensino superior do Paraná é consagrado nacionalmente, seu objetivo principal é divulgar os resultados das pesquisas acadêmicas.

Durante a abertura, Lygia Pupatto falou aos presentes sobre a importância das pesquisas no contexto social, para que servem e que alcance terão na sociedade. “A sociedade do Brasil está esperando isso das nossas universidades”, disse a secretária.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Nilson de Souza, disse que a iniciação científica está atrelada ao desenvolvimento de pesquisa. Na oportunidade, destacou o grande incentivo à pesquisa que a Fundação Araucária, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e sob a presidência de José Tarcísio Trindade, proporcionou por meio do aumento da cota de bolsas de incentivo à pesquisa.