Lygia Pupatto participa de lançamento de cartilha para a terceira idade em Pato Branco 19/09/2008 - 15:22

Um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Faculdade de Pato Branco (Fadep) viabilizou a impressão de duas mil cartilhas sobre a saúde na terceira idade, do projeto de extensão da Fadep, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati/Fadep). A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve em Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, nesta sexta-feira (18), para o lançamento da publicação.
A cartilha “Multiplicando Saúde na Terceira Idade” foi organizada pela professora Adriana Mazole Perpétuo, os alunos do sexto ano do curso de fisioterapia da faculdade e também pelos alunos da Unati. A secretária Lygia disse que o conteúdo da cartilha é da mais alta qualidade e que vai beneficiar a toda a comunidade de Pato Branco, parabenizando a todos os envolvidos.
"O nosso maior desafio na educação é que possamos formar cidadãos, e esse projeto com certeza está fazendo isso. Temos que levar à comunidade aquilo que possuímos de mais precioso, que é o nosso conhecimento”, afirmou a secretária.
A professora Adriane explicou que esse é um projeto que faz parte do curso de fisioterapia, articulado com o Grupo de Ensino,  Pesquisa e Extensão do Envelhecimento Humano e a Unati. “Um grupo de alunos de fisioterapia e da Unati se reuniu durante um semestre para discutir temas importantes a respeito de cuidados básicos de saúde para a terceira idade”, explicou Adriane sobre a idéia da publicação. Segundo ela, a distribuição será gratuita a toda a comunidade, para que as informações sejam disseminadas à terceira idade em Pato Branco, por meio de multiplicadores de saúde.
 “O apoio da Seti foi fundamental para o nosso projeto, e aproveito para destacar o compromisso que a secretária Lygia Pupatto demonstrou", disse Adriana, ao ressaltar a importância do convênio com a Secretaria.
Para o diretor geral da Fadep, Eliseu Miguel Berteli, essa foi mais um parceira de grande êxito com a Seti, destacando o papel fundamental tanto da faculdade quanto da Secretaria no compromisso social com a comunidade.