Lygia Pupatto repassa R$ 1,5 milhão ao IAPAR de Pato Branco 15/09/2008 - 18:00

A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, nesta sexta-feira (19), às 14 horas, em Pato Branco, um novo convênio com o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), José Augusto Teixeira de Freitas Picheth. A Secretaria, por intermédio do Fundo Paraná, investirá R$ 1,5 milhão na Unidade Regional de Pesquisa do IAPAR de Pato Branco.
Os recursos vão viabilizar a implantação do projeto “Centros Mezorregionais de Qualidade do Leite (Bovinocultura de Leite)” e a ampliação do Programa de Produção de Sementes Genéticas e Básicas para o Desenvolvimento de Agropecuária Paranaense para as culturas de milho, feijão, trigo, aveia, triticale e adubação – todos desenvolvidos pelo IAPAR.
Os recursos fazem parte de um total de R$ 11,5 milhões gestionados pela secretária Lygia junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que serão aplicados na implantação de outros cinco centros regionais, vinculados às universidades públicas do Paraná.
De 2003 a 2008, a Secretaria vem investindo R$ 5,27 milhões em projetos executados em Pato Branco, em parceria com instituições como o IAPAR, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento LACTEC e o SOS-Vida.
São projetos que disseminam a ciência e a tecnologia em Pato Branco e região. Dentre tais projetos em andamento destacam-se a Oficina Volante do Vestuário, o projeto de viabilização de matéria-prima vegetal para a produção de biodiesel, as Incubadoras de Agro-negócios e o Centro de Biotecnologia Agroindustrial.
SERVIÇO:
Data: Sexta-feira, dia 19 de setembro
Horário: 14 horas
Local: Unidade Regional de Pesquisa do Iapar – BR 158 – km 497 – Bairro Bom Retiro – Pato Branco - PR