Lygia Pupatto reúne-se com ministro Mangabeira Unger 18/01/2008 - 17:50

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, segue neste final de semana para Brasília, onde será recebida pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, na próxima segunda-feira, 21. Lygia vai tratar do Programa de Inclusão Tecnológica, que visa implantar projeto de Extensão Tecnológica Empresarial no Paraná.     A secretária vai discutir com o ministro Mangabeira Unger a participação do governo federal no projeto, inserido na proposta do Ministério de Ciência e Tecnologia de consolidar e expandir o programa de Centros Vocacionais Tecnológicos.
    O programa, segundo a secretária, levará em conta as vocações regionais, e financiará projetos que favoreçam as oportunidades de geração de emprego e renda, com prioridade às regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Muitos empreendimentos pequenos, como projetos de artesanato, por exemplo, certamente terão um impulso maior com tecnologias que já tenham sido desenvolvidas nos centros de pesquisa”, explicou.
    Na semana passada, a secretária apresentou ao prefeito de Londrina em exercício, Luís Fernando Pinto Dias, um projeto de unidade estadual de extensão empresarial a ser montada no Parque Tecnológico de Londrina. A unidade deverá reunir as principais tecnologias já pesquisadas no estado, para livre acesso aos micro e pequenos empresários da cidade e região.
    De acordo com a secretária Lygia Puppato, o objetivo é popularizar a tecnologia, difundir tecnologias inovadoras, reunindo os projetos desenvolvidos nas universidades federais e estaduais, nos centros de tecnologia, no Tecpar e no Lactec, e coloca-los à disposição de empresas em fase de instalação. “Londrina é a primeira cidade em que estamos apresentando o projeto, porque já conta com um grande ativo tecnológico e temos uma parceria permanente com a prefeitura”, disse a secretária naquela oportunidade.