Lygia Pupatto se reúne com Conselho Universitário da UEL 13/04/2007 - 11:00

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou nesta quinta-feira (12) da reunião do Conselho da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Esta é a maior instituição ligada ao sistema de ensino superior estadual do Paraná e foi muito proveitoso esse diálogo com os membros do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina e os demais membros da comunidade universitária”, disse a secretária.
Além da prestação de contas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior relativas ao período 2003-2006, Lygia Pupatto também apresentou o programa do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia para o exercício de 2007 a coordenadores e pesquisadores.
Para a professora Nádina Aparecida Moreno, membro do Conselho Universitário da UEL, a visita da secretária foi bastante proveitosa. “É muito importante essa visita porque abre um canal direto de comunicação entre a instituição e o Governo. Dessa forma poderemos ajudar, contribuir com soluções para a melhoria do ensino superior público do Paraná”, disse a conselheira.
No final da tarde, Lygia reuniu-se com os coordenadores dos 39 projetos que vêm sendo desenvolvidos na UEL com recursos do Fundo Paraná. O objetivo foi fazer a avaliação de resultados, acompanhamento, orientação e diálogo com os gestores desses projetos.
Presidido pelo governador Roberto Requião e composto por representantes de entidades empresariais, de trabalhadores e sindicais, o Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia é responsável pela formulação da política estadual de desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Conforme as orientações do Conselho, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aplica os recursos do Fundo Paraná em programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade.
Entre 2003-2006, a Secretaria financiou, somente na UEL, por meio da sua Unidade Gestora do Fundo Paraná, R$ 15,5 milhões, que foram aplicados em 39 projetos das várias áreas do conhecimento e também em melhorias na infra-estrutura da instituição e do Hospital Universitário. Esses 39 projetos contemplam as várias áreas do conhecimento: Agronegócio, Biotecnologia, Saúde e Ciências Exatas e da Terra, entre outras. Também foi contemplado com recursos da Secretaria/Fundo Paraná o Hospital Universitário da UEL. Os projetos referem-se à melhoria tecnológica da infra-estrutura da Unidade de Internação Feminina e à aquisição de equipamentos para os setores de Ecografia Cardiovascular, Sistema de Urgência e Emergência e do Complexo de Caldeiraria.