Lygia Pupatto se reúne com secretários de Agricultura e representantes do Cantuquiriguaçu 16/12/2008 - 18:20

Lygia Pupatto se reúne com secretários de Agricultura e representantes do Cantuqiriguaçu
A secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, se reuniu nesta terça-feira (16), com futuros e atuais secretários de Agricultura, um vice-prefeito eleito e vereadores eleitos de municípios da região do Cantuquiriguaçu, no centro-sul paranaense. As parcerias entre os municípios e o programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), nas áreas de agricultura familiar e agroecologia, foram abordadas durante a reunião.
Do município de Marquinho, estiveram presentes o vice-prefeito eleito, Ademilson Varela; o futuro secretário de Agricultura, Cezenaldo Okonoski, e os vereadores eleitos Eduardo Guralski e Zeno Zimolong. Também compareceram o atual secretário de Agricultura do município de Laranjeiras do Sul, Ozair Wrublack, o futuro secretário da Agricultura do município de Cantagalo, Vitorino Coradin, e o secretário geral da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Altair Passos.
Os representantes dos municípios apresentaram as demandas de sua região, relacionadas principalmente à agricultura e à pecuária. O objetivo é alinhar os projetos do Sem Fronteiras na região do Cantuquiriguaçu, tanto os que já acontecem como os futuros.
Lançado em outubro de 2007, o programa Universidade Sem Fronteiras é o maior programa de extensão do Brasil. São atendidos municípios paranaenses com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) a partir de ações nas áreas de Apoio às Licenciaturas, Apoio à Pecuária Leiteira e Agricultura Familiar, Diálogos Culturais, Apoio à Agroecologia e Incubadora de Direitos Sociais. Além disso, em novembro foi lançada a Extensão Tecnológica Empresarial para se somar às ações do Universidade Sem Fronteiras. Com isso, o programa iniciará 2009 com 451 projetos em andamento em todo o Paraná.
Um dos projetos do Universidade Sem Fronteiras na região, por exemplo, é o de apoio à pecuária leiteira em Laranjeiras do Sul, em parceria com cooperativas de leite, que orienta pequenos produtores.
“Nós precisamos de incentivos ao agricultor, ao produtor de leite. Não temos técnicos, veterinários ou agrônomos para acompanhar os produtores”, afirmou o vice-prefeito do município de Marquinho, Adenilson Varela. “Fomos muito bem recebidos. Estamos com esperança de, no futuro, ter uma boa parceria com a Seti”, disse Varela.