Lygia repassa R$ 3,2 milhões ao Iapar para projeto de produção de sementes 03/09/2008 - 17:57

A secretária de Estado Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinou nesta quarta-feira (03) mais um convênio com o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, no valor de R$ 3,2 milhões. Os recursos são destinados à execução do projeto “Produção de Sementes Genéticas e Básicas para o Desenvolvimento de Agropecuária Paranaense”.
Os recursos são provenientes do Fundo Paraná, como parte da política de projetos estratégicos do Governo do Estado nas áreas de ciência e tecnologia. Os convênios firmados atualmente entre a Seti e o Iapar têm como objetivo levar para a agricultura paranaense novas tecnologias, beneficiando os agricultores do nosso Estado.
    Durante a assinatura do convênio, a secretária Lygia Pupatto falou da grande importância que o Iapar tem para o Paraná, ressaltando a transferência de tecnologia. “O Iapar é um instituto de ponta, e agora, com esses recursos, o agricultor paranaense poderá melhorar a produção de sementes, fazendo com que o nosso estado avance mais na produção de alimentos no Brasil”, afirmou Lygia.
Segundo ela, esse é um grande projeto na transferência de tecnologias de sementes para os agricultores. “Essa verba também está sendo utilizada para comprar tratores e veículos para deslocamento nas diversas regiões atendidas pelo projeto”, explicou.
O presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, agradeceu à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por todas as parcerias que vêm acontecendo por meio do Fundo Paraná e destacou a importância que a produção de sementes tem para o desenvolvimento da agricultura no Estado. “Com esses recursos nós vamos produzir mais três mil toneladas de sementes na próxima safra, proporcionando à agricultura paranaense um material de alta qualidade genética”, afirmou Picheth.