Missão internacional reforça metodologias de EaD das universidades estaduais 08/12/2022 - 12:20

Confira o áudio desta notícia

Um grupo de professores das sete universidades estaduais voltou nesta quarta-feira (07) de uma missão internacional na Espanha e em Portugal. A viagem teve como objetivo articular parcerias com instituições de ensino superior da Europa e compartilhar experiências sobre os avanços na área da transformação digital e educação a distância (EaD), para tornar o aprendizado acessível para mais pessoas. Os docentes atuam no comitê gestor do programa Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

Em Madri, eles visitaram a Universidade Complutense de Madrid (UCM), a Universidade Francisco de Vitoria (UFV) e a Universidade Nacional de Educação a Distância (Uned). Na sequência, em Lisboa, o roteiro incluiu visita técnica à Universidade Aberta (UAb), única instituição pública de ensino superior EaD de Portugal. A missão encerrou na Universidade do Porto (U.Porto).

A professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), destaca a importância do intercâmbio de experiências no campo educacional. “Essa troca estimula inúmeras possibilidades de parcerias com as universidades do Exterior, como mobilidade internacional para estudantes e professores. Também é possível ofertar disciplinas em conjunto e contribuir com a formação de professores para a atuação em prol de uma educação mais flexível”, afirma a docente, que também atua como coordenadora da UVPR.

Para o pró-reitor de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor, Carlos Willians Jaques Morais, esse tipo de iniciativa reforça as metodologias de ensino. “Conhecer as experiências, os ambientes digitais e o sistema EaD europeu permite uma avaliação do trabalho que desenvolvemos. Concluímos que a educação no Paraná está no caminho certo para alcançar mais municípios e estudantes”, sinaliza o gestor, que também atua no Departamento de Educação da UEPG.

A missão internacional contou, ainda, com a participação dos seguintes professores: Pedro Paulo Ayrosa, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Josimayre Novelli, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Beatriz Helena Dal Molin, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Teresinha Esteves da Silveira Reis, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e Maria Ivete Basniak da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); além da assessora pedagógica da UVPR, Marta Clediane Rodrigues Anciutti.

DIGITAL – A UVPR é uma iniciativa coordenada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O programa consiste em uma rede de EaD que reúne as instituições estaduais de ensino superior do Paraná. O intuito é ampliar com qualidade o número de vagas na graduação e pós-graduação e promover o aperfeiçoamento profissional de cidadãos paranaenses, por meio do ambiente digital de aprendizagem.