Mulheres de Ciência participam de debate na TV Paraná Educativa 05/03/2009 - 17:33

No próximo domingo (08), Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a TV Paraná Educativa levam ao ar, a partir das 11h20, o programa “Roda de Conversa: Mulheres de Ciência”. O programa, em formato de debate, contará com a participação de cinco convidadas: a cantora Leci Brandão, a presidente da Federação das Mulheres do Paraná, Alzimara Bacellar, a professora Maria Nilza da Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e a artesã Jolcineide Martins da Rosa.
As escolhidas têm atuação marcante na ciência, nas artes, na política e na comunicação. A proposta é traçar um perfil da mulher na sociedade atual, a partir do debate entre elas. A mediação estará a cargo da jornalista Rosi Guilhen.
Ocupando o cargo de secretária desde março de 2006, Lygia Pupatto tem em seu currículo várias atividades em prol da causa feminina e envolvimento com movimento de mulheres. Professora licenciada da UEL, Lygia foi reitora dessa instituição e dirigiu a Secretaria Municipal da Mulher de Londrina. A secretária também exerceu mandatos como vereadora de Londrina e deputada estadual do Paraná.
A cantora Leci Brandão virá a Curitiba especialmente para participar da Roda de Conversa, com direito à interpretação de algumas músicas de seu conhecido repertório. Além de ser a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira, Leci é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Além de presidir a Federação das Mulheres do Paraná, Alzimara Bacellar acumula o cargo de diretora da Confederação das Mulheres do Brasil e integra do Conselho Estadual da Mulher do Paraná.
A educadora Maria Nilza da Silva é doutora em Ciências Sociais pela PUC-PR e professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Maria Nilza atua na área de Sociologia com ênfase em relações raciais e população afro-brasileira. Em suas atividades profissionais, interagiu com diversos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
A artesã Jolcineide Martins da Rosa, começou a participar do programa Universidade Sem Fronteiras quando fez um curso de técnico de eletricista. Jolcineide estudou até o ensino médio, e, com o que ganha no Sem Fronteiras e no artesanato, sustenta os três filhos.

Troféu Glaci Zancan A homenagem da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao Dia Internacional da Mulher continua na segunda-feira (09), com a entrega do Troféu Mulheres de Ciência “Glaci Zancan”, às 19 horas, em Curitiba. O troféu, na categoria “Cientistas e Educadoras”, será entregue a 27 mulheres. Outras cinco mulheres receberão o troféu na categoria “Gestoras Públicas”.

O objetivo da outorga é homenagear pesquisadoras e educadoras que contribuíram com o avanço da ciência no Estado e, ainda, gestoras públicas que implementam políticas para auxiliar o desenvolvimento da sociedade em diferentes áreas.

Na mesma ocasião, também será inaugurada uma mostra fotográfica itinerante, que apresentará imagens de mulheres que participam ou são beneficiadas por projetos implementados com recursos de programas da Secretaria/Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia. A mostra é resultado do trabalho dos fotógrafos Celso Pacheco, Joka Madruga e Leandro Taques.