NOTA DE ESCLARECIMENTO 15/09/2025 - 15:18

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, ao tomar conhecimento de declarações feitas, em programa de entrevista, por candidato em processo eleitoral para escolha da direção de campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), publica a presente Nota de Esclarecimento, a fim de evitar o uso indevido, para fins de promoção pessoal ou de grupos, do programa de investimentos em infraestrutura atualmente em execução nas universidades estaduais do Paraná.

O conjunto de novas obras, reformas, aquisição de equipamentos e transformações estruturantes em andamento em todas as universidades estaduais resulta de um robusto programa de investimentos nas instituições estaduais de ensino superior, concebido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e autorizado pelo governador Ratinho Júnior.

O maior e mais impactante desses programas é o de investimentos em infraestrutura e acessibilidade, que destinou mais de R$ 170 milhões, distribuídos por critérios técnicos, às sete universidades estaduais.

Esse programa permitiu que todas as universidades, em todos os seus campi, se tornassem verdadeiros canteiros de obras, não apenas para construção de novos espaços, mas principalmente para a solução de antigos problemas decorrentes da falta de manutenção adequada ao longo de muitos anos.

Não é correto afirmar que tais recursos foram obtidos em virtude da atuação de grupos de gestão específicos nos últimos seis ou sete anos. Tal afirmação representa uma tentativa de apropriar-se de uma política pública concebida e implementada pelo Governo do Estado do Paraná.

Cumpre esclarecer, portanto, que as sete universidades estaduais do Paraná estão recebendo recursos para obras a partir de uma política pública de investimentos estruturantes, planejada pela SETI e autorizada pelo Governador Ratinho Júnior, com o objetivo de reverter o processo de deterioração e sucateamento de suas estruturas físicas e de pessoal. Muito já foi feito, mas ainda há muito a realizar, uma vez que, por longo período, as instituições não tiveram condições sequer de garantir a manutenção básica de suas estruturas.

Diante da necessidade de combater a desinformação, firmo e publico a presente Nota de Esclarecimento.

Aldo Nelson Bona

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior