Novo presidente do Tecpar anuncia mais divulgação do trabalho do instituto 11/02/2009 - 09:43

Indicado para o cargo pelo governador Roberto Requião, Aldair Rizzi tomou posse nesta terça-feira (10) como diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). “O Tecpar é uma instituição importante, principalmente na área da saúde, não só para o Estado, mas também para o País”, afirmou.
Em linhas gerais, a sua atuação será pautada pela integração com os governos estadual e federal e divulgação do trabalho do instituto. “Quero interiorizar as ações do Tecpar. É uma forma de transparência mostrar o se faz aqui e como a sociedade pode ser beneficiada”, ressaltou Rizzi. Entre as prioridades, estão: a substituição gradual da linha de produção de imunobiológicos pelo cultivo celular; intensificação da parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP); avançar na área de produção de medicamentos e bioenergia, pesquisa; tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas com os serviços de extensão tecnológica e pesquisa; atender os segmentos que não se beneficiam do avanço tecnológico, levando para os agricultores as Boas Práticas de Fabricação e a certificação.
Rizzi substitui Mariano de Matos Macedo, que alegou motivos pessoais para deixar o cargo. A solenidade de posse contou com Lygia Pupatto, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – à qual o Tecpar é vinculado -, além de outros secretários de Estado e autoridades estaduais. A secretária enfatizou que o governo estadual tem uma política de ciência e tecnologia que beneficia o desenvolvimento do Paraná e que Aldair Rizzi é familiarizado com a estrutura do Estado nessa área. “O Tecpar estará muito bem servido na missão de difundir a tecnologia.”
"A cada momento aumenta o meu encanto pelo Tecpar. Pois além da mais alta tecnologia que aqui é produzida, os projetos olham para aquelas pessoas que mais precisam da mão do estado. Em época de crise mundial, vejo que o instituto é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado e na atuação de projetos de extensão", destacou Lygia Pupatto
Fundado em 1940, o Tecpar é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços, atuando em diversas áreas, dentre as quais se destacam a produção de antígenos e imunobiológicos, ensaios e análises laboratoriais, biocombustíveis, biologia molecular, metrologia, certificação, extensão tecnológica, propriedade industrial, tecnologias sociais, inteligência artificial e incubação tecnológica.
CURRÍCULO – Aldair Tarcisio Rizzi nasceu em Pato Branco, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, com especializações em Análise Econômica e em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre em Teoria Econômica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Economia Industrial pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da UFPR, onde já exerceu o cargo de pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, de diretor do Setor de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPR e de vice-reitor, Rizzi foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, entre 2003 e 2006, e diretor presidente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), de 2007 a 2008.