Novos reitor e vice-reitora da UEPG anunciam nomes do primeiro escalão 25/07/2014 - 16:50

pró-reitores
O reitor e vice-reitora eleitos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e Gisele Alves de Sá Quimelli, anunciaram nesta sexta-feira (25), em reunião no Gabinete da Reitoria, a composição do primeiro escalão da equipe de trabalho para a gestão 2014/2018. Luciano Vargas (atual reitor) e Gisele Quimelli (atual pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais) foram eleitos pela comunidade universitária em consulta realizada nos dias 19 e 22 de maio, nos campi avançados, polos de ensino a distância e campi sede em Ponta Grossa, com 44,68% dos votos válidos (o pleito contou com quatro candidaturas). 

Luciano Vargas e Gisele Quimelli destacam que a composição da equipe de trabalho seguiu a proposta de campanha da chapa “UEPG mais perto de você”, de ouvir a comunidade universitária para a elaboração do plano de gestão para a instituição nos próximos quatro anos. “A valorização das pessoas se constitui em uma tradição da nossa universidade, desde a sua criação e, antes mesmo, quando existiam as faculdades isoladas”, diz o reitor, observando que esta premissa permitiu que a instituição chegasse a altos patamares no cenário do ensino superior brasileiro. “Além da competência técnica, experiência, dedicação e espírito de grupo são qualidades encontradas em nossos servidores nos mais diversos órgãos administrativos e acadêmicos e que definem o perfil da nossa equipe de trabalho”.


Gisele Quimelli comenta sobre a proposta da nova gestão de envolver a comunidade universitária no processo de transformação do atual modelo de tomada de decisões institucionais. Segundo ela, este aspecto também foi considerado na montagem da equipe, o que vai permitir maior agilidade na resolução das questões em cada instância, de acordo com sua competência. “Vamos dar espaço a um processo contínuo de descentralização e desburocratização”, diz, colocando como meta a modernização da estrutura administrativa da universidade. “As ações administrativas devem convergir em função das atividades-fim da universidade, que são o ensino, pesquisa e extensão”.


A equipe de pró-reitores será composta pelo professor Ariangelo Hauer Dias, na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Osnara Mongruel Gomes, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), e Marilisa do Rocio Oliveira, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); e dos agentes universitários Silviane Buss Tupich, na Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh), e Amaury dos Martyres, na Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proad). A Prefeitura do Campus (Precam) ficará sob responsabilidade do professor Ítalo Sérgio Grande; a Procuradoria Jurídica (Projur), professora Dircéia Moreira; e Chefia de Gabinete, Carlos Roberto Ferreira.


 

Luciano Vargas observa que esta equipe vai trabalhar no sentido de promover a transição e definir nomes para os demais postos da estrutura administrativa, seguindo esse mesmo perfil de comprometimento com a instituição. A cerimônia de posse da nova gestão está marcada para 28 de agosto, em Sessão Solene do Conselho Universitário, às 20 horas, no Cine Teatro Pax-UEPG, em Vila Oficinas. Reeleito para o cargo de vice-reitor em 2010, atualmente Luciano Vargas ocupa a Reitoria da instituição, em substituição ao professor João Carlos Gomes, que deixou o cargo para assumir a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em agosto de 2013. Gisele Quimelli ocupa, atualmente, o cargo de pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais.