Oficina volante de vestuário de Pato Branco gera mão-de-obra qualificada 02/06/2008 - 17:00

A Oficina Volante de Inclusão Sócio-Tecnológica do Setor Vestuário, projeto piloto para Pato Branco e região que tem a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), inaugurou o Laboratório de Modelagem Audaces CAD, no último sábado (31). O objetivo das novas instalações é aprimorar ainda mais o trabalho realizado na oficina com os profissionais da  região.
“Qualificar a mão-de-obra no setor vestuário é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de Pato Branco e região”, disse a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia Ensino Superior. Segundo ela, a tecnologia é um instrumento poderoso de inclusão social.
A nova ferramenta de trabalho cria a modelagem do vestuário, utilizando um sistema computadorizado, o que torna o trabalho mais eficaz e rápido. O software modifica os moldes criados e atua na edição da graduação, aumentando ou diminuindo os tamanhos, transforma fotos de moldes de roupas em um molde vetor e encaixa os moldes automaticamente diminuindo as perdas de tecido. Trabalhos que levariam seis horas para serem realizados, os profissionais fazem agora em torno de dez minutos.
O projeto leva tecnologia a empresas que precisam de mão-de-obra qualificada para aumentar sua competividade e reduzir os custos da produção, através da redução de perdas. A oficina volante atende aos funcionários de micro e pequenas empresas, ou profissionais da costura isolados que queiram melhorar a qualidade de seus produtos e serviços ou se organizar em cooperativas para expandir os negócios.
Para o diretor superintendente do Lactec, Aldair Rizzi, é fundamental investir na qualificação do trabalho e no desenvolvimento regional. “Esse projeto incorpora novas tecnologias no setor vestuário, beneficia os profissionais, a oficina residencial, as micros e pequenas empresas”, disse Rizzi.
A Oficina Volante de Inclusão Sócio-Tecnológica do Setor Vestuário atende a 170 profissionais e 19 empresas da região. Seu objetivo é fortalecer o elo da cadeia produtiva, promovendo a interiorização e a disseminação dos serviços de extensão tecnológica, melhorando a qualidade dos produtos, desenvolvendo a qualidade de produção e implantando as boas práticas de fabricação.
Além disso, o projeto atua na segurança do trabalho, na valorização da mão-de-obra, na melhoria na produtividade e ainda introduz os conceitos de ginástica laboral e na área motivacional dos participantes.