Operação Rondon Paraná 2024 define lista final dos municípios contemplados 18/04/2024 - 16:30

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado irá percorrer entre 5 e 19 de julho um total de 11 cidades da região Centro-Sul que aderiram à Operação Rondon Paraná 2024. As ações serão realizadas em Boa Ventura de São Roque, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

O objetivo é desenvolver uma série de atividades sociais, culturais, esportivas, ambientais, de saúde e de empreendedorismo em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse indicador é considerado um dos principais índices estatísticos para avaliar o bem-estar da população, a partir de dados relacionados a educação, renda e expectativa de vida.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Operação Rondon Paraná consiste numa série de ações de extensão universitária, envolvendo estudantes e professores das sete instituições estaduais de ensino superior. Na edição de 2024, o grupo será reforçado por estudantes de duas universidades federais e de três centros universitários particulares da região.

A operação deste ano foi apresentada para os gestores públicos municipais no início deste mês, em evento na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A próxima etapa prevê visitas aos municípios para identificar demandas locais para elaboração da programação de atividades. As chamadas viagens precursoras serão realizadas entre 13 e 17 de maio. A expectativa é reunir até 320 voluntários, também chamados de rondonistas, entre alunos, professores e profissionais da carreira técnica-administrativa.

Entre as instituições ligadas ao governo, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e do Paraná (Unespar) já selecionaram 54 rondonistas para a operação deste ano. Já as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grosa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Centro-Oeste (Unicentro) seguem em processo de seleção dos voluntários até o início de maio. O prazo para o fim das inscrições pode ser consultado em editais individuais, publicados nos sites das instituições.

A assessora da Diretoria de Ensino Superior da Seti, Sandra Cristina Ferreira, responsável pela coordenação estadual das atividades, destaca a relevância social da operação. “A Operação Rondon Paraná vem assumindo, a cada ano, um papel relevante no cenário social e educacional como um grande movimento de extensão universitária, pois a participação voluntária dos estudantes contribui para promover a integração social, o desenvolvimento sustentável e a cidadania, gerando impactos positivos em diversas comunidades”, afirma.

Ela enfatiza, ainda, a importância de formar cidadãos mais conscientes e engajados. “A Operação Rondon Paraná representa uma experiência transformadora para os participantes, pois incentiva a cidadania e a solidariedade na formação profissional dos universitários, a partir da vivência com outras realidades, que algumas vezes envolvem situações de exclusão e de desigualdades socioeconômicas”, afirma.

INVESTIMENTOS – O Governo do Estado vem aumentando os investimentos em projetos de fortalecimento da extensão universitária. Neste ano foi publicada uma chamada pública da ordem de R$ 9,7 milhões para a área de extensão das sete universidades estaduais. Em 2022, foi lançada a Política de Extensão Universitária do Paraná, que orienta ações extensionistas e possibilita a atuação estratégica e multidisciplinar das instituições de ensino superior, com foco na transformação social e no desenvolvimento regional sustentável.