PEIEX é premiado pela ONU 18/10/2010 - 16:20
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) recebeu, no último dia 14, na Cidade do México, o prêmio de melhor agência de promoção comercial do mundo pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O prêmio TPO Network Awards foi concedido pelo International Trade Centre (ITC), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações.
O prêmio TPO Network Awards é concedido a cada dois anos, durante a Conferência Mundial da Rede de Organizações de Promoção Comercial, que reúne agências de 60 países. De acordo com a diretora executiva do ITC, Patrícia Francis, a agência brasileira mereceu o prêmio por ter desenvovido um programa único. “A capacitação de pequenas e médias empresas para a exportação conferiu competitividade ao projeto, fato que contribuiu para o reconhecimento internacional do PEIEX”, explicou.
PROJETO - Criado em 2006, o PEIEX tem apoio e recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da ApexBrasil. No Paraná, o programa se desenvolve por meio de uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Fundação Araucária.
O PEIEX já capacitou, no Brasil, mais de 5,3 mil empresas de micro, pequeno e médio portes para a exportação. O projeto consiste em disponibilizar, por meio de parcerias com universidades e com institutos de pesquisa, o trabalho de especialistas, que diagnosticam os principais problemas da empresa e sugerem medidas que visem à melhorias em seus produtos e processos.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, “a importância do projeto está no atendimento de um segmento produtivo responsável por grande absorção de mão-de-obra e capaz de qualificá-lo e prepará-lo para o mercado externo, cada vez mais competitivo e em franco crescimento”.
Desde 2007, a Apex-Brasil tem conquistado espaços importantes no cenário mundial de promoção comercial e atração de investimentos. Naquele ano, foi eleita para presidir a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (Waipa) e, em 2010, foi reeleita. Desde outubro de 2009, também preside a Rede Iberoamericana de Organismos de Promoção Comercial (Redibero),
que reúne 22 países e discute as melhores práticas de promoção comercial.
O prêmio TPO Network Awards é concedido a cada dois anos, durante a Conferência Mundial da Rede de Organizações de Promoção Comercial, que reúne agências de 60 países. De acordo com a diretora executiva do ITC, Patrícia Francis, a agência brasileira mereceu o prêmio por ter desenvovido um programa único. “A capacitação de pequenas e médias empresas para a exportação conferiu competitividade ao projeto, fato que contribuiu para o reconhecimento internacional do PEIEX”, explicou.
PROJETO - Criado em 2006, o PEIEX tem apoio e recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da ApexBrasil. No Paraná, o programa se desenvolve por meio de uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Fundação Araucária.
O PEIEX já capacitou, no Brasil, mais de 5,3 mil empresas de micro, pequeno e médio portes para a exportação. O projeto consiste em disponibilizar, por meio de parcerias com universidades e com institutos de pesquisa, o trabalho de especialistas, que diagnosticam os principais problemas da empresa e sugerem medidas que visem à melhorias em seus produtos e processos.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, “a importância do projeto está no atendimento de um segmento produtivo responsável por grande absorção de mão-de-obra e capaz de qualificá-lo e prepará-lo para o mercado externo, cada vez mais competitivo e em franco crescimento”.
Desde 2007, a Apex-Brasil tem conquistado espaços importantes no cenário mundial de promoção comercial e atração de investimentos. Naquele ano, foi eleita para presidir a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (Waipa) e, em 2010, foi reeleita. Desde outubro de 2009, também preside a Rede Iberoamericana de Organismos de Promoção Comercial (Redibero),
que reúne 22 países e discute as melhores práticas de promoção comercial.