Paraná e Córdoba formarão em conjunto professores de português/espanhol 27/03/2009 - 12:10

A Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCT/Seti) e as Relações Internacionais da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) organizarão, num prazo de 30 dias, um termo de cooperação com áreas de interesse comum para as duas instituições. Uma dessas áreas será a formação de professores de línguas estrangeiras – português / espanhol. A elaboração do documento é resultado da visita da secretária de Estado Lygia Lumina Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à cidade de Córdoba, na Argentina.
Lygia participou entre os dias 18 e 20 de março, de missão empresarial, cultural, educacional e tecnológica na cidade de Córdoba, Argentina, onde representou o governador Roberto Requião. O objetivo foi reforçar a política de intensificação das relações econômicas, educacionais e culturais com os países do Mercosul, em especial as cooperações já existentes com a Argentina.
Com relação ao termo de cooperação, foi acordado com a cônsul do Brasil em Córdoba, Maria Teresa Lázaro, que em conjunto com a SETI serão realizadas atividades para auxiliar as necessidades de Córdoba relativas à formação de professores em línguas estrangeiras. O mesmo tema foi pauta da conversa da secretária Lygia com a secretária de Educação Délia Provinciali e o secretário de Relações Institucionais, Carlos Sánchez, que conversaram sobre o sistema de Educação Básica de Córdoba.
Compromissos - A secretária foi recebida pelo prefeito da Província de Córdoba, Daniel Giacomino, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Avilla Lammertyn e o secretário de Coordenação, Educação e Cultura, Álvaro Ruiz Moreno. Inicialmente, a Prefeitura de Córdoba fez uma apresentação sobre o que a cidade tem a oferecer em termos educacionais, culturais, de turismo e negócios, e, em seguida, a Prefeitura de Maringá apresentou suas potencialidades.
No dia seguinte, o encontro com o secretário de Ciência e Tecnologia da Província de Córdoba, Tulio Abel del Bono, resultou numa discussão sobre a política de ciência e tecnologia para ambos os países, sobre a formação de doutores e os pontos comuns entre o Paraná e Córdoba, surgindo assim, uma proposta de cooperação a ser construída nos temas de Bioenergia/ Biocombustíveis e Pecuária Leiteira.
A secretária Lygia Pupatto e a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência , Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jackelyne Veneza, visitaram a Universidade Nacional de Córdoba, onde foram recebidas pelo vice-reitor, professor doutor Gerardo D. Fidelio e a professora doutora Roxana Patiño, pró-secretária de Relações Internacionais da universidade. Lygia apresentou o sistema estadual de ensino superior do Paraná, buscando a possibilidade da construção de um termo de cooperação institucional entre a SETI e a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), onde as universidades e faculdades do sistema estadual do Paraná poderão trocar experiências com a UNC, assim como com os institutos vinculados à secretaria.
Participou do encontro uma comitiva de Maringá e Londrina, coordenada pelo prefeito de Maringá, Silvio Barros II e o Superintendente do Porto Seco – Norte do Paraná, Marcos Capellazzi. O vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mario Luiz Neves de Azevedo, acompanhou a secretária Lygia Pupatto e a coordenadora de Ciência e Tecnologia em todas as reuniões programadas.