Paraná participa do “Universidad 2008” em Havana 07/02/2008 - 15:20

Inserida no tema “A extensão universitária e seus aportes concretos para a universalização da universidade”, a palestra sobre o Programa Universidade Sem Fronteiras será proferida na manhã do dia 14, no Palácio de Convenções de Havana. Na agenda da secretária também estão previstas visitas às principais instituições de ensino superior cubanas.
O Universidade 2008 será realizado pelo Ministério de Educação Superior e as universidades da República de Cuba, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O evento comemora o 280º aniversário da educação superior cubana, que se iniciou com a fundação da Universidade de Havana, em 1728. Contará com a participação de estudantes, pesquisadores, reitores, mantenedores, etc. Terá como temas principais os sistemas de Educação Superior na América Latina.
Convocado sob o tema principal “A universalização da universidade por um mundo melhor”, o Congresso propiciará o debate em busca de soluções ao problema da educação superior para todos, ao longo de toda a vida. Isto reitera o compromisso da Educação Superior com a sua sociedade e com o seu tempo, 90 anos após a reforma universitária de Córdoba (Argentina) e dez anos depois da Conferência Mundial da UNESCO sobre a Educação Superior, realizada em Paris, em 1998.
Desde sua primeira edição, em 1998, o Congresso de Cuba, segundo seus organizadores, têm-se afirmado como um espaço para a reflexão profundo, comprometido e plural, orientado para a discussão dos mais diversos temas vinculados à agenda internacional sobre educação superior. Na edição de 2006, participaram do evento 4000 delegados de 72 países.
Inseridos no tema principal do evento, estão os sub-temas: A Universidade do século XXI e suas funções substantivas; O aperfeiçoamento da universalização da universidade; A massificação, inclusão social e pertinência na educação superior; A gestão universitária do conhecimento e a inovação pelo desenvolvimento territorial; Desafios e perspectivas da gestão e do financiamento nas universidades; Novos paradigmas da pedagogia e da didática da educação superior; Pedagogia da virtualidade e da semipresencialidade; Pertinência e impacto da pós-graduação para o desenvolvimento da sociedade; A internacionalização da educação superior, A integração latino-americana em face da globalização neoliberal; Novas estratégias sobre a avaliação da qualidade e do credenciamento na Educação Superior; A investigação científica e a inovação tecnológica nas universidades para o desenvolvimento sustentável; As tecnologias da informação e da comunicação na virtualização dos processos universitários; A extensão universitária e suas contribuições concretas para a universalização da universidade; A universalização ambiental e energética: desafio atual da universidade por um desenvolvimento sustentável.