Paraná realiza VIII Vestibular para Indígenas 09/12/2008 - 17:36

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Comissão Universidade para os Índios (CUIA), sediará nos próximos dias 16 e 17, o VIII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. O vestibular envolve todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), mais a Universidade Federal do Paraná – UFPR.
O processo seletivo ocorre em duas etapas. No dia 16, acontece uma prova oral de língua portuguesa, enquanto que no dia 17 serão avaliadas as competências dos candidatos em Redação, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.
Neste ano, foram inscritos 203 índios, das etnias: Ava Guarani, Dessano, Guarani, Guarani-mbya, Guarani-nhandewa, Hexkaryana, Kaingang, Kaiowa, Karitiana, Terena, Tukana, Tupi guarani, Xavante, Xeta, Xokleng, dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
São ofertadas 42 vagas aos indígenas do Paraná, sendo seis em cada Universidade Estadual (de Londrina - UEL, de Maringá - UEM, de Ponta Grossa - UEPG, do Norte do Paraná - UENP, do Oeste do Paraná - Unioeste, do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro) e seis para as Faculdades Estaduais; e ainda outras 10 vagas para a UFPR. Os indígenas de outros estados só podem se candidatar às vagas da UFPR, enquanto que os paranaenses podem se candidatar para vaga em todas as instituições.
Os resultados serão divulgados a partir das 17 horas do dia 08 de janeiro de 2009, no site www.cops.uel.br. Mais informações pelos telefones (43) 3371-4042 e 3371-4363, ou pelo site www.cops.uel.br.
SERVIÇO:
Data/horário: Terça-feira, 16 e quarta-feira, 17 de dezembro de 2008.
Horário: Dia 16, a partir das 9 horas; dia 17, a partir das 14 horas.
Local: Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL)