Paraná recebe comitiva da Austrália 22/04/2015 - 09:50

Com o objetivo de buscar parcerias para fortalecer o Sistema Paranaense de Ciência e Tecnologia o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), recebe no próximo dia 24 de abril uma comitiva formada por 40 australianos, liderada pelo ministro de Treinamento e Habilidades do Estado de Victoria, Steven Herbert para a realização do Encontro entre Paraná e Victoria – Educação para a América Latina.

A comitiva viajará também para o Chile, Colômbia e Peru. Entre as cidades brasileiras, escolhidas pelo Governo de Victoria, no Brasil, estão São Paulo (22 e 23) e Curitiba. Durante o evento será assinado um documento com as intenções dos dois governos em fortalecer vínculos nas áreas de educação, pesquisa, formação de pessoas e relacionamento com a indústria.

A proposta da realização do evento surgiu a partir de visitas de autoridades paranaenses ao estado de Victoria, inclusive do secretário da Seti João Carlos Gomes, e de australianos ao Governo do Estado do Paraná.

O secretário João Carlos destacou que eventos como este abrem caminhos para desencadear ações mais concretas futuramente, além de contribuírem para o processo de internacionalização das universidades paranaenses. “Todas as parcerias com outros países são oportunidades para o fortalecimento do Sistema de Ciência e Tecnologia do estado e para a formação profissional”, disse.

A coordenadora de Ciência e Tecnologia, Sueli Rufini, enfatizou que os projetos de mobilidade acadêmica contribuem diretamente no processo de internacionalização das universidades. “Um dos itens da avaliação da qualidade da pós-graduação stricto sensu é justamente o processo de internacionalização. E eventos como este contribuem para a mobilidade acadêmica internacional. Precisamos atrair pesquisadores e estudantes do mundo inteiro, além de proporcionar a ida de pesquisadores e estudantes paranaenses para outros países. Os cursos e projetos precisam ser atrativos e conhecidos para que nossas universidades sejam bem avaliadas internacionalmente”, explicou.

O Encontro entre Paraná e Victoria – Educação para a América Latina acontece no próximo dia 24 de abril, a partir das 8h30 na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) – Campus da Indústria. A abertura do evento contará com a presença da Vice-governadora Cida Borghetti, de secretários de estado, do ministro de Treinamento e Habilidades do Estado de Victoria, Steven Herbert.

Entre os temas que serão debatidos no período da manhã estão: Desafios Regionais para a Educação e Sistema Paranaense de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No período da tarde serão realizados painéis abordando os temas: Planejamento Urbano e Questões Regionais; Água; O Ensino da Língua Inglesa para as Necessidades da Indústria e Língua Inglesa e Educação a Distância.