Paraná recebe equipe do Espírito Santo para troca de experiências em inovação 29/11/2023 - 18:00

O Paraná apresentou nesta quarta-feira (29) a uma equipe do governo do Espírito Santo os seus projetos na área de inovação e tecnologia. A visita integra um acordo de cooperação técnica, assinado em agosto pelos governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Renato Casagrande, para promover troca de experiências entre os dois estados e o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.

A equipe capixaba foi recepcionada na Capital e realizou visitas na Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação (SEI), Celepar e Tecpar, além do Instituto Cidades Inteligentes (ICI) e Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba.

Também foram apresentados projetos de incentivo ao setor público, como o Paraná Anjo Inovador, edital de R$ 20 milhões destinados às startups paranaenses, soluções para governo digital de ambos os estados, as incubadoras e laboratórios de tecnologia do Tecpar, programas de qualificação profissional e o sistema organizacional da Agência de Desenvolvimento e Inovação S/A.

O acordo entre os estados começou a ser alinhado através do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). No mês passado, o secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, esteve no Espírito Santo conhecendo instalações e projetos na área de tecnologia, na inauguração do Hub+, hub público de economia criativa em Vitória.

“Essa troca de experiências é um caminho fundamental para impulsionar não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas também para fortalecer a economia, gerar oportunidades para startups, qualificar mão de obra e alavancar o ambiente empresarial como um todo. Isso mostra que os estados não competem entre si, mas sim se fortalecem”, afirmou Rangel.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo, Bruno Lamas, elogiou o avanço do Paraná em inovação e tecnologia. Uma das ações que o Espírito Santo já está usando como exemplo é o projeto Óculos Amigo, desenvolvido pelo Governo do Paraná, que está entregando para todos os alunos cegos da rede pública um óculos de inteligência artificial, capaz de ler textos, reconhecer rostos e transformar em áudio.

“Já estamos adquirindo os dispositivos também para os alunos capixabas. Mas esse é apenas um passo. Nós queremos mais conexão”, disse. “O Tecpar, por exemplo, é um instituto que tem muita experiência. Viemos em busca de tecnologia, como por exemplo na produção de vacinas, modelo de governança de ecossistemas. Nós também temos modelos para contribuir com o Paraná. Trouxemos uma startup para a área do agronegócio, temos modelos no uso de recursos de gás de petróleo e fundos para investimentos”, afirmou.

O propósito entre o Paraná e Espírito Santo é unir os ecossistemas de inovação através da troca de experiências visando criar oportunidades empresariais e reforçar a economia de ambos os estados. Também está nos projetos estabelecer programas de intercâmbio entre startups e empresas, com possibilidades de ampliação de mão obra e novas oportunidades para geração de empregos e negócios.

CONEXÃO COREIA – Os secretários também receberam representantes das empresas Ufit e Dot Inc, ambas da Coreia do Sul, para apresentação de soluções tecnológicas de última geração. Entre os projetos apresentados estão a caneta de digitalização, capaz de transcrever documentos escritos do papel para uma plataforma online, e o Dot Pad, um tablet desenvolvido para cegos que transforma imagens em Braille e em diversos formatos táteis.