Paraná terá Centro de Referência Agroalimentar 24/01/2008 - 15:33

Londrina vai sediar um “Centro de Referência Agroalimentar do Estado do Paraná”. A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o secretário de Estado Valter Bianchini, da Agricultura e do Abastecimento, e o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Alexandre Lopes Kireeff, discutiram nesta quarta-feira, 23, a forma cooperação para a criação da instituição.
    “O objetivo do Centro é popularizar as tecnologias, levando aos pequenos agricultores métodos modernos de produção”, afirmou a secretária Lygia Pupatto durante a reunião, realizada na sede da SRP, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina, Norte do Paraná.
    Para o presidente da Sociedade Rural, Alexandre Kireeff, “a criação do Centro Agroalimentar pode tornar a região de Londrina mais competitiva em relação ao resto do país”. O Centro deverá aprimorar os processos de produção e integrar a oferta e demanda por conhecimentos e serviços nessa área, que constitui um dos grandes nichos de mercado no momento. O Centro também servirá para validar os produtos alimentícios através da certificação.
    A Seti tem incentivado a estruturação de redes temáticas para a inovação tecnológica, como exemplo, a Rede de Alimentos Funcionais, que reúne diversas empresas  e instituições do Paraná que visam a pesquisa e desenvolvem produtos com funcionalidades comprovadas para a saúde humana. A rede é coordenada pela Universidade Estadual de Londrina (Uel) com apoio da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (Adetec).
    Além das Secretarias de Estado, a iniciativa contará também com o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina; Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Universidade Estadual de Londrina (Uel); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Soja); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e Sindicato Rural de Londrina (SRL).