Parceria com a SETI beneficia micro e pequenos empresários de São José dos Pinhais 20/03/2009 - 11:41

Na próxima segunda-feira (23), às 16h30, o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, receberá a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Lygia Pupatto. Na audiência serão discutidas novas parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura, especialmente na área de apoio aos micro e pequenos empresários. Hoje, a SETI possui R$ 33 milhões para investir neste setor, por meio de programas de transferência de tecnologia voltados para a geração de emprego e renda. Na ocasião, também serão doados equipamentos que melhorarão as condições de trabalho dos produtores rurais da bacia leiteira do município.
 “São José dos Pinhais precisa receber os benefícios do conhecimento produzido nas nossas universidades, faculdades e institutos de pesquisa, pois esta é a terceira cidade que mais contribui para a geração de riquezas no Paraná, uma das mais populosas da Região Metropolitana de Curitiba e um dos principais pólos automotivos nacionais”, afirma a secretária Lygia Pupatto.
Oportunidade de crescimento
Os programas da SETI são uma oportunidade para os micro e pequenos empresários, organizações sociais e de produtores obterem das instituições de ensino superior aquilo pelo o que teriam dificuldade de pagar no mercado, no caso de uma assessoria técnica especializada. "As grandes empresas possuem estrutura para buscar nos pesquisadores as novidades tecnológicas, de produção e gestão empresarial. Os micro e pequenos não têm condições de pagar por isso. É por isso que os nossos programas são voltado para os empreendedores que possuem boas idéias e precisam de ajuda para colocá-las em prática, da mão do estado para tocar seu trabalho adiante com mais dignidade, competência e competitividade", explica Lygia.
Um exemplo é o Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), que existe para facilitar às micro e pequenas empresas o acesso ao mercado internacional, apoiando o desenvolvimento da cultura exportadora, com informações sobre linhas de crédito, inovação tecnológica e ações de capacitação empresarial.
Economia do Conhecimento
 A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acredita que parcerias como as que serão estabelecidas com o município de São José dos Pinhais são um exemplo para todo o Brasil, pois é obrigação do poder público incluir o país nesta nova ordem mundial chamada Economia do Conhecimento. “A crise financeira nos despertou para a fragilidade das relações econômicas como elas são hoje. Nós precisamos revidar, e a educação nos dá condições de fazermos isso. Devemos pautar a economia por novos valores, que são a inovação tecnológica, a competitividade e a ampliação das políticas sociais”, conclui Lygia.
SERVIÇO:
Data: 23/03/2009
Horário: 16h30
Local: Prefeitura de São José dos Pinhais - Rua Passos de Oliveira, 1101 – Centro – São José dos Pinhais - Paraná