Parceria entre UEPG e UNICENTRO oferta curso de mestrado em biologia evolutiva 03/05/2007 - 11:40

Estão abertas até 6 de julho do corrente ano, as inscrições para o processo de seleção de candidatos e admissão de alunos para o preenchimento de 20 (vinte) vagas ofertadas pelo Curso de Pós-Graduação (Stricto Sensu) na área de Biologia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). “São ofertadas 10 vagas para a UEPG e outras 10 para a UNICENTRO, nível de Mestrado, com Área de Concentração em “Biologia Evolutiva” e Linha de Pesquisas em “Genética Evolutiva, Ecologia Evolutiva e Biologia Celular e do Desenvolvimento”, conforme o que dispõe o Edital e seus anexos”, diz o coordenador, professor doutor Roberto Ferreira Artoni, acrescentando que “podem se inscrever todos os alunos que concluíram o curso superior em Ciências Biológicas ou áreas afins”. Ao se referir aos objetivos gerais, o coordenador lembra que o consórcio para o programa de pós-graduação em Biologia Evolutiva entre a UEPG e a UNICENTRO, pretende formar recursos humanos qualificados e capacitados a desenvolver atividades de docência e pesquisa em Biologia Evolutiva a fim de atuar na interação multidisciplinar das áreas de genética, ecologia e biologia do desenvolvimento, fundamentais para o conhecimento, caracterização, interpretação e conservação da biodiversidade. Além disso, busca fixar competência e aprimorar o conhecimento técnico-científico a cerca de biomas brasileiros e em especial o dos Campos Gerais e da Mata com Araucária no Paraná. Conforme Artoni, o Profissional Mestre em biologia Evolutiva deverá ter como perfil a apresentação de uma formação básica equilibrada e abrangente na área e um aprofundamento atual e específico na linha de pesquisa escolhida. “Ele deve ter espírito crítico e habilidade para analisar situações, identificar problemas, planejar ações, elaborar e defender propostas de soluções, além de ter uma visão crítica da ciência e postura ética no exercício da profissão na docência e na pesquisa”, frisa o coordenador. “A multiplicidade de conhecimentos que permitam a interdisciplinaridade e a facilidade para trabalhar em equipe, inter e multidisciplinar, igualmente são fundamentais”, completa. Para a inscrição a coordenação avisa que será exigida a apresentação de formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo I); duas fotos 3 x 4 recentes; cópia autenticada do diploma de curso de graduação (frente e verso) ou declaração original de estar cursando o último período do curso de graduação; cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação, curriculum vitae completo no modelo da Plataforma Lattes do CNPq, duas cartas de recomendação de docentes e/ou pesquisadores em áreas de conhecimentos afins com o Curso (Anexo II). Entre os documentos pessoais, que também devem ser apresentados, constam cópias autenticadas da cédula de identidade, do CPF, da certidão de reservista, do título eleitoral com cópia de comprovante da última eleição ou justificativa e cópia da folha de identificação do passaporte, quando estrangeiro, pré-projeto (Anexo III). O professor Roberto destaca ainda, que no ato deve ser anexada procuração por instrumento particular, com firma reconhecida e com poderes específicos para a inscrição, caso esta não seja feita pelo próprio interessado, sendo que as inscrições que não preencherem os requisitos legais exigidos serão indeferidas. Conforme o edital o candidato deve identificar no anexo I, a linha de pesquisa de atuação na qual pretende desenvolver o seu trabalho de dissertação e indicar o possível orientador dentre os docentes do Programa. Após o prazo das inscrições, será emitido Edital de Homologação das inscrições deferidas até o dia 6 de julho de 2007, nas páginas www.uepg.br/mestrados/mestradobiologia e www.unicentro.br/pgb. Já o processo de seleção será desenvolvido em 2 etapas. A primeira ocorre com a avaliação do Curriculum Vitae (modelo Lattes/CNPq), do histórico escolar da graduação e do pré-projeto, cujo prazo vai até 30 de julho de 2007. A segunda etapa deverá se dar em 30 de agosto de 2007, com a aprovação na Disciplina Tópicos em Biologia Evolutiva I e entrevista com o objetivo de avaliar a potencialidade e o interesse do candidato. O resultado final do processo de seleção será publicado em edital e disponibilizado nas páginas do Mestrado (www.uepg.br/mestrados/mestradobiologia e www.unicentro.br/pgb). Depois de todos esses procedimentos legais, a coordenação passa a se concentrar no recebimento das matrículas dos aprovados, as quais deverão ser realizadas em período estabelecido no Edital de Resultados, para iniciar as atividades em sala de aula no dia 17 de setembro de 2007 (segunda-feira). Poderá ser admitida a matrícula em disciplinas do Programa, na qualidade de aluno em Regime Especial, de candidatos que apresentarem requerimento dirigido ao Colegiado do Curso, acompanhado de uma cópia do diploma de graduação devidamente registrado, ou certidão de conclusão recente, Curriculum Vitae modelo Lattes, 1 foto 3x4 recente e cópia da cédula de identidade ou RNE (para estrangeiros). As inscrições podem ser feitas nos Protocolos do Campus Uvaranas, da UEPG (Bloco da Reitoria - Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748) e da UNICENTRO (Campi de Guarapuava), pessoalmente ou por procurador legalmente documentado para o fim específico nos horários das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda à sexta-feira. “Também podem ser efetivadas através dos correios (SEDEX), (considerando a data de postagem, tendo como último prazo o dia 6 de julho de 2007). A coordenação informa que não serão aceitas inscrições por fax ou por e-mail. Os interessados podem obter maiores informações pelo fone (42) 3220-3734, ou por meio do site www.uepg.br/mestrados/mestradobiologia. No caso da UNICENTRO, pelo fone (42) 3629-8176, ou ainda pelo site www.unicentro.br/pgb .