Pesquisa paralímpica da UEM recebe reconhecimento internacional 27/09/2017 - 11:50

Professor Décio
O professor Décio Roberto Calegari, do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participou da Vista 2017 Conference. Trata-se de um evento científico internacional promovido bienalmente pelo Comitê Paralímpico Internacional, realizado em Toronto, no Canadá. O trabalho Perfil dos atletas participantes dos Jogos Universitários Paralímpicos Brasileiros, coordenado pelo professor Décio, foi eleito o melhor pôster da Conferência. Além do reconhecimento da comunidade científica paralímpica internacional, os autores também receberam um prêmio de C$ 500,00; o equivalente a acerca de R$ 1,3 mil.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com o professor da Universidade Castelo Branco (UCB) e coordenador de Classificação Funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Cláudio Nogueira; com o consultor técnico do CPB, Vanilton Vanilton Senatore; da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcia Campeão; além do vice-presidente do CPB, Brandão Vieira.

De acordo com o professor Décio, por permear o universo acadêmico e também pelo caráter inovador o projeto garantiu este reconhecimento aos envolvidos. “Os Jogos Universitários Paralímpicos Brasileiros também promovem o acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior", garante.

Essa foi a primeira iniciativa que prestigia competições para universitários com deficiência, em especial, no movimento paralímpico. Para os especialistas da área, o reconhecimento estimula a democratização da prática paradesportiva. Além disso, contribui na construção da cidadania da pessoa com deficiência e revelação de novos talentos.