Pesquisador da UEL é reconhecido pela revista Nature como “mentor da ciência" 28/01/2022 - 11:00

O professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Waldiceu Aparecido Verri Junior, recebeu nesta sexta-feira (28) o prêmio Nature Research Award for Mentory in Science, que reconhece anualmente o trabalho de cientistas de todo mundo pela excelência na mentoria científica. A premiação é concedida pela revista científica britânica Nature.

Vinculado ao Departamento de Ciências Patológicas, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, ele foi premiado na categoria de pesquisadores no meio da carreira (mid-career).

No Brasil, Waldiceu Aparecido é um dos três pesquisadores reconhecidos neste ano. Os outros dois cientistas são Carlos Menck, da Universidade de São Paulo (USP), e Alessandra D’Almeida Filardy, imunologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prêmio no valor de US$ 10 mil será dividido entre os três indicados.

DOENÇAS E NOVOS MEDICAMENTOS – O pesquisador da UEL investiga mecanismos fisiopatológicos de doenças para o desenvolvimento de novos medicamentos, utilizados no tratamento de doenças. A abordagem de suas pesquisas está relacionada à dor e processos inflamatórios, bem como neuropatias. Ele coordena o Laboratório de Dor, Inflamação, Neuropatia e Câncer (Ladinc), no CCB.

Waldiceu Verri foi indicado ao prêmio por alunos, critério utilizado pela Nature para selecionar os professores. Anualmente, a revista escolhe pesquisadores de um país para receber a premiação e, em 2021, foi a vez do Brasil – em 2020, foram contemplados pesquisadores de Israel.

“É um prêmio que diz muito sobre a relação com os estudantes. Muitos passam oito, nove, às vezes 10 anos ou mais conosco, atuando em conjunto”, comentou o professor.

Ele já orientou 27 alunos de Mestrado, 18 de Doutorado e outros 14 de Pós-Doutorado. Também foi responsável pela coorientação de seis alunos de Mestrado e outros quatro de Doutorado.

TRAJETÓRIA ACADÊMICA – Não é a primeira vez que Waldiceu recebe uma premiação por suas pesquisas. Em dezembro de 2019, o pesquisador recebeu o 32º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná.

Waldiceu é graduado em Farmácia Bioquímica pela UEL (2000). Fez Mestrado (2003), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2009) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), e atua na UEL desde 2008, quando ingressou como professor-adjunto.

“MENTORIA CIENTÍFICA” – Criado desde 2005, o Nature Awards for Mentoring in Science é concedido anualmente para pesquisadores que se destacam pela excelente mentoria científica. Os prêmios reconhecem cientistas que contribuíram de forma significativa para as carreiras de alunos e profissionais no incentivo à pesquisa.

No próximo ano a edição do Nature Awards for Mentoring in Science vai reconhecer cientistas de Singapura. Mais informações sobre os prêmios e vencedores ao redor do mundo podem ser consultadas no site da Nature.