Pesquisadora ucraniana especializada em literatura oferece curso de poesia na UEL 24/08/2023 - 12:00

Kateryna Hodik, professora visitante do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ministrará o curso “Poesia como Resistência: Uma breve história da poesia ucraniana” entre os dias 25 de agosto e 29 de setembro, em Londrina. Os encontros serão presenciais às sextas-feiras, das 15h às 17h30, em inglês.

Kateryna Hodik nasceu na Ucrânia e está no Brasil desde janeiro de 2023. Ela integra o programa de bolsas da Fundação Araucária voltado a professores ucranianos refugiados e desenvolve o projeto “Acolhida de pesquisadora ucraniana no programa de Pós-graduação em Letras da UEL”.

A data de início do curso homenageia a independência ucraniana, comemorada em 24 de agosto. O curso abordará as diferentes vertentes da poesia ucraniana (popular, romântica e moderna). Os participantes terão a oportunidade de compreender melhor como os habitantes do país do leste europeu encaram dilemas sociais, econômicos e humanitários.

O evento com a professora também servirá para aproximar as culturas brasileira e ucraniana no momento em que os olhos do mundo estão voltados para a situação de guerra entre Rússia e Ucrânia.

O curso é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEL e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), com o apoio da Fundação Araucária e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). Os interessados devem enviar e-mail para ari@uel.br ou acessar este link. Todos os participantes terão direito a certificado.