Pesquisadores da UEL participam de evento internacional sobre a cadeia produtiva da seda 16/06/2021 - 13:34

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai participar do 1º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Seda (Abraseda), evento que será realizado no dia 22 de julho, direcionado a produtores, pesquisadores e estudantes envolvidos em estudos relacionados ao desenvolvimento da cadeia produtiva da seda. O Brasil é o sexto maior exportador de fios de seda do mundo, com alta qualidade.

Os pesquisadores da UEL integram o projeto Seda Brasil, que tem como finalidade fomentar uma rede econômica e produtiva, para incentivar novos empreendedores para o desenvolvimento da cadeia da seda, de forma sustentável. A iniciativa é composta por professores de várias áreas do conhecimento.

O projeto conta ainda com recursos do Governo do Estado. No mês passado, foram anunciados R$ 339 mil para a fase 2. O aporte financeiro será aplicado em bolsas de estudo e despesas de custeio, como equipamentos, viagens e sequenciamento genético.

As inscrições para o evento já estão abertas. O congresso será realizado simultaneamente com o 37º Encontro Estadual de Sericicultura do Paraná e a 4º Jornada Técnica de Sericicultura do Oeste Paulista. O encontro será realizado em formato híbrido, via plataforma digital, transmitido ao vivo para pontos de compartilhamento presencial em locais credenciados, inclusive no âmbito internacional.

A expectativa é que o congresso alcance cerca de 4 mil pessoas. O objetivo é difundir boas práticas na sericicultura e promover a inclusão digital, possibilitando que os produtores tenham acesso à tecnologia de aprendizado a distância. Outro objetivo do evento é estimular a aplicação correta de produtos químicos para evitar a contaminação de áreas rurais.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná conta com mais de 1,8 mil produtores de casulo de seda em 165 municípios, que ocupam 3.900 hectares de plantação de amoreiras (que são alimentos para os bichos). Ao todo, são 2.535 toneladas produzidas anualmente, o que representa 83% de toda a seda produzida no País.

PROGRAMAÇÃO – A programação começa a partir de 8 horas da manhã, com a abertura oficial. Os painéis terão início às 9 horas, abordando temas como práticas culturais, compactação de solo e cultivo intercalado; agroecologia; técnicas de manejo; produção mecanizada e cultivo orgânico. Confira a programação completa AQUI.