Pesquisadores e alunos da Unicentro publicam livro infantil sobre nanociência 01/12/2023 - 14:10

Confira o áudio desta notícia

Professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) produziram um livro digital sobre nanociência, área que estuda moléculas, átomos e estruturas medidas em escala nanométrica, ou seja, invisível ao olho humano. Voltado para crianças de sete a 12 anos, "Fantástico Mundo Nanométrico" alia linguagem simples e ilustrações atrativas para aproximar alunos do ensino fundamental dos conceitos da nanociência. O e-book é gratuito e está disponível para download ou leitura online.

Com uma abordagem pedagógica e lúdica, o livro transforma conceitos complexos em histórias que estimulam a imaginação, o pensamento crítico e a curiosidade sobre esse universo da nanociência, nanotecnologia e nanopartículas. A obra foi publicada pela editora paranaense Atena, especializada na difusão de pesquisas e publicações científicas brasileiras.

O livro é resultado de um trabalho voluntário, desenvolvido por dois anos, a partir de uma colaboração entre acadêmicos do Grupo de Física Aplicada em Materiais e do Curso de Licenciatura em Física, ambos vinculados ao Departamento de Física, e do Programa de Pós-Graduação em Nanociência e Biociências da Unicentro.

A história narra a interação entre a personagem fictícia Sofia, uma criança curiosa de 12 anos, e o físico Richard Feynman, cientista que recebeu o Nobel de Física em 1965 pelas contribuições para o desenvolvimento da eletrodinâmica quântica. Pioneiro na área de computação quântica, ele começou o conceito de nanotecnologia em 1959.

Ao abordar aplicações de nanotecnologias, o livro se comunica com os leitores despertando dúvidas e propondo soluções de forma lúdica e didática para situações do cotidiano. O conteúdo também aborda temas como a mudança de cor do camaleão e a impermeabilidade da flor de lótus, uma espécie de planta aquática que produz flores coloridas.

Para o professor do Departamento de Física da Unicentro, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, coautor do e-book, a divulgação científica para o público infantil promove envolvimento efetivo das crianças com a ciência. “Sabendo que a curiosidade é algo inerente às crianças e que o interesse na ciência é despertado ainda na infância, pensamos em divulgar a ciência de forma eficiente para que as crianças sejam os futuros mestres e doutores que contribuirão para a produção científica no nosso país”, afirma.

Segundo o estudante de doutorado Luciano Cardoso Dias, do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o livro contribui de várias formas ao incentivar a curiosidade das crianças. “Além de contribuir para formação de cientistas, a gente auxilia na criatividade e curiosidade das crianças, por utilizar uma personagem que elas podem se identificar, e isso faz parte da função de um cientista”, diz o pesquisador, que atuou como organizador da obra.

APLICAÇÃO – A nanociência busca entender os efeitos e as influências nas propriedades dos materiais e a nanotecnologia explora esses efeitos para desenvolver estruturas, equipamentos e sistemas com novas propriedades e funcionalidades. Na prática, as nanotecnologias são produtos de experimentos que resultam em inovações tecnológicas, utilizadas, por exemplo, em chips de dispositivos eletrônicos e placas de captação de energia solar. Para além dos conceitos científicos, esses conhecimentos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.