Pianista russa homenageia compositor brasileiro Camargo Guarnieri no Terça com Arte 24/08/2007 - 17:07

Olga Kiun, pianista russa radicada no Brasil, professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), homenageia o compositor brasileiro, Camargo Guarnieri, no centenário de seu nascimento. O evento faz parte da série “Terça com Arte”, promovida pela Embap em parceria com o Museu Oscar Niemayer (MON), sob direção do professor Daniel Binotto. A apresentação acontece na próxima terça-feira, 28, no auditório do MON.
A pianista faz uma homenagem a um dos autores nacionais mais interpretados no exterior. Guarnieri compôs uma vasta obra, com mais de 700 peças. Foi agraciado com inúmeros prêmios, condecorações e medalhas, somando mais de cem títulos nacionais e estrangeiros.
Olga tocou na Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai e Peru, apresentando-se pela primeira vez no Brasil em 1991, na cidade de Curitiba. No Brasil, Olga atuou como solista nos mais conceituados grupos sinfônicos do país, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Nova Filarmônica (SP), a Orquestra Sinfônica de Campinas, a Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra Sinfônica Paulista e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Trabalhou comos regentes Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Adriano Machado, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso e Roberto Minczuck , entre outros.
Olga Kiun desenvolve ainda intensa atividade artística e pedagógica, como recitalista, camerista, solista de orquestra, jurada em concursos e professora convidada em festivais de música em todo o país.
SÉRIE TERÇA COM ARTE
Dia 28 de agosto de 2007, às 19 horas