Políticas do Governo do Estado são citadas em livro sobre iniciativas inovadoras 21/03/2024 - 14:20

A Innovate World, projeto internacional de divulgação de cidades inteligentes, lançou nesta quarta-feira (20), durante o primeiro dia da 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, o livro "Innovate Curitiba", um portfólio de divulgação global das empresas e iniciativas inovadoras da Capital, realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão. A edição virtual do livro pode ser acessada aqui.

Curitiba é a primeira cidade da América Latina a integrar o Innovate World, que atualmente conta com 60 cidades e mais de 20 mil cases de sucesso em inovação no mundo, e fica ao lado de grandes metrópoles, como Dubai, Sydney, Toronto e Chicago. A capital paranaense também é a cidade com o maior número de cases do projeto internacional, com um conjunto de estudos de 147 realizações, incluindo ações do Governo do Estado, pessoas, empresas, produtos e serviços que fazem parte do Programa Tecnoparque e do ecossistema de inovação Vale do Pinhão.

Secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel ressalta o trabalho pioneiro desenvolvido por Curitiba no cenário da inovação. Ele ainda destaca os projetos do Governo do Estado, realizados pela pasta, que são cases de sucesso na publicação.

“O Paraná está em evidência quando falamos de inovação. E Curitiba é um exemplo que seguimos em todo Estado. O governo estadual está investindo tanto na modernização dos municípios, com programas para o setor público e privado", diz o secretário. "Um exemplo que é destaque na edição no livro é Paraná Anjo Inovador, no qual só na primeira fase destinamos quase R$ 20 milhões para startups paranaenses desenvolverem projetos inovadores, sendo o maior programa do Brasil de incentivo público à iniciativa privada”.

Além do Anjo Inovador, a criação de agencias de inovação em municípios de pequeno porte, investimentos em espaços coworking público e gratuito, e ações de educação e inclusão são destaques da publicação. Entre elas está o programa Óculos Amigo, que distribuiu gratuitamente um óculos com inteligência artificial para auxiliar todas as crianças cegas da rede estadual de ensino, e o Ideathon, maior maratona de inovação estudantil do Paraná. A publicação também apresenta inovações introduzidas pela Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária, Celepar, Compagas, Copel, Fomento Paraná e BRDE.

CURITIBA – A edição especial do livro foi lançada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca. “Com o Innovate, as práticas de Curitiba serão propagadas pelo mundo. Várias cidades do mundo têm este álbum publicado. O livro é uma beleza, uma expressão do nosso orgulho por estarmos nessa cidade nesse momento”, afirmou.

Em 2023, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards devido ao seu destaque no âmbito da inovação em diversas áreas como políticas públicas, planejamento urbano, conectividade e sustentabilidade.

O projeto Innovate Curitiba faz parte do Invest Curitiba, programa de fomento econômico coordenado pela Agência Curitiba, com a finalidade de ampliar o potencial de investimentos nacionais e internacionais nas empresas da cidade.