Prazo de inscrição para o Bom Negócio Paraná termina nesta terça-feira 14/07/2014 - 11:20

A capacitação e consultoria, gratuitas, ofertadas pelo Programa Bom Negócio Paraná estão contribuindo para o crescimento e recuperação de muitos negócios em várias regiões do estado. Nos cursos, presenciais e a distância, os pequenos e médios empreendedores têm acesso aos módulos de Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão Estratégica.


Na modalidade presencial, o conteúdo de Gestão Financeira é um dos que mais gera participação em sala de aula. O consultor do programa no núcleo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Alexandre Mourão Oliveira, destaca que muitos empresários têm dificuldades na administração financeira pessoal. “É fundamental que primeiro o empresário aprenda a administrar as finanças pessoais. Muitos misturam as finanças pessoais com o dinheiro da empresa, o que gera o descontrole financeiro”. Outro tema bastante discutido é a definição de preço do serviço ou produto. “Muitos acabam trabalhando abaixo do custo e nem percebem. Não sabem definir a margem de lucro necessária para a sobrevivência do negócio ou crescimento futuro”, ressalta Alexandre.


Embora tenham realidades diferentes de acordo com cada ramo de atividade, em muitos casos a base do problema é a mesma, como a ausência de um planejamento financeiro, principalmente de médio e longo prazo, algo que também é passado no módulo de Gestão Finaneira.


No módulo de Gestão Comercial são comuns dúvidas referentes à marca e planejamento estratégico de marketing. A definição do público-alvo e estratégias de pós-venda, fundamentais para a fidelização do cliente, em muitos casos, são novidade para empresários de municípios pequenos.


De acordo com o consultor, Alexandre Mourão, estes dois módulos são o que mais geram pedidos de consultorias após a conclusão do curso. “Muitos me chamam para auxiliar na definição de preço de produto ou serviço, planejamento estratégico de marketing, definição de área de venda, apresentação do produto e definição do público-alvo”, explica.


Em Gestão de Pessoas, o desconhecimento da Legislação Trabalhista é muito comum e pode resultar em problemas judiciais futuramente. Um dos assuntos bastante destacados neste módulo é a necessidade da documentação das relações trabalhistas, alguns pequenos empresários começam e permanecem na informalidade. Outros ainda têm resistência em contratar pessoas. Acabam fazendo todas as funções como recursos humanos, financeiro e compras, o que gera um descontrole das atividades. “Vejo casos de pessoas que agregam muitas funções e não concluem nenhuma de maneira adequada”, salienta o consultor.

Valmir Dias Pereira, empresário da cidade de Sarandi, concluiu o curso recentemente e afirma que poderia ter ampliado seu empreendimento se tivesse passado pela capacitação antes mesmo de abrí-lo. “Se eu tivesse acesso a essas informações há 19 anos atrás quando eu abri minha empresa, não teria passado por tantas dificuldades que quase me levaram à falência. Os módulos têm conteúdos fundamentais para uma boa administração e sobrevivência da empresa”, disse. Após o curso, Valmir também solicitou uma consultoria que o auxiliou a resolver problemas contratuais que não sabia como encaminhar.


Programa


O programa Bom Negócio Paraná oferece o curso nas modalidades presencial e a distância (EaD). No total, são 68 horas divididas nos módulos de Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão Estratégica. No EaD, além dos específicos, há ainda a oferta do módulo especial de Introdução ao Ambiente Virtual, como forma de permitir ao aluno uma compreensão melhor de como trabalhar numa plataforma de Ensino a Distância e tirar melhor proveito do curso.


Além da capacitação, o programa oferece facilidades no acesso às linhas de créditos de baixo custo da Fomento Paraná. As faixas de financiamento variam de R$ 300 a R$ 3 milhões, de acordo com a capacidade de cada empresário.


Inscrições


O prazo de inscrições da terceira turma do Programa Bom Negócio Paraná na modalidade de ensino a distância (EaD) termina nesta terça-feira (15). As aulas começam no dia 31 de julho. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior xoops.celepar.parana/migracao/seti .