Presidente do Tecpar falará sobre Lei de Inovação em Maringá 02/10/2012 - 09:19

A convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, vai detalhar nesta terça-feira (02) a autoridades e empresários a Lei de Inovação (sancionada pelo governador Beto Richa na semana passada) e os benefícios que ela poderá trazer como apoio para as empresas da região.

O encontro também servirá para que empresas locais apresentem suas demandas ao Tecpar, que tem unidade instalada em Maringá e vai ampliar a oferta de soluções tecnológicas para contribuir com o desenvolvimento da região.

A LEI - A lei sancionada pelo governador institui o Sistema Paranaense de Inovação, integrado por empresas e instituições com atuação na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre as entidades estão o Tecpar, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Fundação Araucária e as incubadoras tecnológicas existentes no Estado.

A nova legislação prevê a participação do Estado em fundos de investimentos de empresas paranaenses cuja atividade principal seja a inovação tecnológica. Projetos aprovados pelo governo, por meio da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, poderão ser beneficiados com subvenção econômica, financiamento ou participação societária do governo.

Além disso, a nova lei permite a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento de projetos inovadores. Para isso, haverá regulamentação específica. Outra medida prevista é que o Estado ceda servidores públicos e espaços apropriados para o incentivo à inovação nas empresas.