Primeiro Mestrado em Agroecologia tem inscrições abertas 28/11/2013 - 12:40

Seguem abertas até o dia 6 de dezembro as inscrições para o Mestrado Profissionalizante em Agroecologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Poderão se inscrever candidatos graduados em ciências agrárias, ciências biológicas e áreas afins, desde que formados até o ato de matrícula. Contando com o apoio da Secretaria do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o curso é pioneiro no estado, e também o segundo no Brasil.

A implantação do curso é fruto do trabalho de docentes da UEM e também de professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e também da University of California.

O objetivo do curso é, aliando o conhecimento acadêmico à experiência prática de agricultores, atender a grande demanda do Estado por profissionais especializados na área. A proposta busca também fomentar pesquisas no contexto da produção agroecológica familiar, aumentar o conhecimento sobre a natureza, o funcionamento e os indicadores de qualidade e de sustentabilidade dos agroecossistemas e apoiar e potencializar a Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia.

Coordenado pelos professores Kátia Regina Freitas e José Ozinaldo Alves, o mestrado conta com três linhas de pesquisas, sendo elas: Manejo Agroecológico de Solos, Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças e Sistema de Produção Agroecológicos. Para o professor José Ozinaldo, o curso é fundamental para a qualificação dos profissionais que atuam não só em instituições públicas e privadas do estado como também para os pequenos agricultores que valorizam a agroecologia. “Encontramos cada vez mais profissionais que trabalham em ONG's, cooperativas, associações e assentamentos de reforma agrárias envolvidos com a agroecologia e estilos de agricultura, como a orgânica”, justifica o coordenador.

A duração é de dois anos, sendo que cada aluno deverá cumprir um total de 30 créditos.

O processo seletivo, que oferta 28 vagas, constará de três etapas diferenciadas na seguinte ordem: prova escrita, análise do currículo, e entrevista a critério do professor orientador. Mais informações podem ser encontradas na página www.mpa.uem.br. As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no Bloco 115, Secretaria do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.