Produtos feitos com sacos de ráfia geram renda e melhoram saúde em Ortigueira 20/05/2009 - 16:10

Sacolas recicláveis feitas com materiais descartados já geram renda para moradoras de Ortigueira, nos Campos Gerais, e melhoraram a saúde e disposição das, agora, trabalhadoras. A cidade apresenta o com menor Índice e Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A associação que dará sustentação ao projeto ainda nem foi criada, mas os resultados animam os envolvidos, com a possibilidade de criação de emprego e renda.
“Antes de definir a área que iríamos atuar, fizemos o caminho inverso, ouvimos as necessidades dos sindicatos e dos empresários”, explica a professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Cleise Tupich Hilgemberg, que coordena o projeto juntamente com Emerson Martins Hilgemberg, também professor do Departamento de Economia.
Assim que souberam do programa de extensão tecnológica Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os professores pesquisaram as necessidade e possibilidades da região. Eles encontraram um grupo de mulheres do município que tinha recebido aulas de costura.
PERFIL – A principal atividade econômica de Ortigueira é agricultura. Lá existia uma grande quantidade de sacos de adubos e ração confeccionados com ráfia, que eram descartados e não podiam ser deixados no meio ambiente pelos produtores rurais, pois levam mais de 300 anos para se decompor.
Hoje, as mulheres estão instaladas em duas salas cedidas pela Prefeitura, parceira na iniciativa, e aguardam os equipamentos comprados com recursos da Secretaria. Com ajuda de professores do curso de Direito da universidade, os coordenadores estão formalizando a Associação das Mulheres Costureiras de Ortigueira, e, com a equipe do projeto, formada por quatro bolsistas de graduação e dois egressos de universidades, incluindo uma estilista, finalizam a instalação da nova estrutura e dão continuidade a atividade de treinamento.
SAÚDE – “O entusiasmo das mulheres é visível”, comemora Cleise, comentando que as consultas médicas diminuíram e que muitas mulheres, inclusive idosas, voltaram a estudar, entendendo a importância de buscar o aperfeiçoamento profissional. As costureiras começaram a fazer sacolas, a primeira encomenda foi entregue na semana passada, mas outras idéias estão surgindo. Avental para açougueiros e padeiros são outros produto que devem ser confeccionado porque, de acordo com a professora, a ráfia, com um tratamento adequado tem qualidades superiores ao plástico, é maleável, lavável e resistente.