Professor da Unespar toma posse na Academia Paranaense de Letras 02/05/2023 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

O cineasta e professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Fernando Severo, tomou posse na Academia Paranaense de Letras (APL). O evento ocorreu na semana passada e marcou a participação do primeiro cineasta eleito para uma das 40 cadeiras da instituição cultural.

Formado em Publicidade e Propaganda, com doutorado, ele desenvolveu habilidades no audiovisual por meio da produção de roteiros, montagens (edição de filmes e vídeos), pesquisas e, também, na vida acadêmica. Tem no currículo prêmios do cinema nacional e internacional. Para o docente, o espaço na APL mostra a visão da instituição sobre a produção em diferentes linguagens.

“Essa é uma mistura das áreas, a Academia não quer mais ficar fechada no conceito de que letras é restrito a livros impressos de poesia ou de romance. Ela quer se abrir para essa grande mistura que está acontecendo hoje nas artes”, afirmou Fernando.

Nascido no interior de Santa Catarina, o professor Fernando se mudou para Curitiba para frequentar o cursinho preparatório para o vestibular de Engenharia Civil. Enquanto cursava a faculdade, conheceu a Cinemateca de Curitiba e se encantou pelo sétima arte. Desistiu da engenharia e ingressou no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Desde então, se dedicou à produção de vídeos didáticos, filmes (longa e curta-metragem), montagem e roteiro. Em 2012 ingressou no quadro docente da Unespar, para ministrar aulas no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual.

Para Fernando, a cadeira na APL é o reconhecimento da importância e espaço do cinema e audiovisual. “A Academia se abriu para fazer uma ponte com esse universo do cinema que normalmente não é tão conhecido do público em geral, porque circula em meios mais restritos, mas que tem muita importância para a evolução da sociedade”, finalizou.

ACADEMIA PARANAENSE DE LETRAS – A APL foi fundada em 1936 e conta com 40 cadeiras para acadêmicos. Atualmente o grupo conta com escritores, jornalistas, antropólogos, historiadores, músicos, médicos, autores de obras das artes plásticas, cênicas e musical, entre outras formações. A entrada do cineasta Fernando Severo marca a abertura para o audiovisual na instituição paranaense.

Para o presidente da APL, Paulo Vítola, o uso plural da palavra representa a diversidade da instituição. “O caso do Fernando vem comprovar a abertura que começou há algum tempo. Há pessoas das artes plásticas, eu mesmo sou muito mais ligado à música popular do que a literatura. São profissionais que usam a palavra de diferentes formas”, explicou.

CINEMA E AUDIOVISUAL – A Unespar oferece o curso de graduação em Cinema e Audiovisual em Curitiba. Os estudantes que passam pela instituição têm formação que possibilita atuar como produtores, diretores de fotografia, diretores, roteiristas, editores ou pesquisadores na área. O curso funciona no Campus Curitiba 2, na sede Boqueirão (Rua Salvador Ferrante, nº 1651 – Boqueirão). Para mais informações sobre o curso acesse aqui.

GALERIA DE IMAGENS