Professor de Artes Cênicas da UEM conquista o Prêmio Jabuti Acadêmico 13/08/2025 - 11:00

O Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência e Cultura/Artes, foi concedido ao professor Lucas de Almeida Pinheiro, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pinheiro venceu com o livro "Teatro e Artistas com Deficiência Visual", publicado pela Editora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A cerimônia de premiação ocorreu no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
“É um reconhecimento para a área e, especialmente, para a pesquisa acadêmica em Teatro”, comemorou o professor, autor de um trabalho que já vem sendo desenvolvido na universidade, com o objetivo de fortalecer a educação acessível e inclusiva, ética e socialmente comprometida com a diversidade humana.
Por meio da análise dos processos criativos de 13 grupos teatrais, a obra aborda a presença de artistas com deficiência visual no teatro brasileiro. O livro evidencia o protagonismo de artistas cegos ou com baixa visão, mostrando como eles enriquecem a arte teatral ao gerar novas linguagens, abordagens e pedagogias.
Além da pesquisa, Pinheiro apresenta entrevistas com artistas brasileiros com deficiência visual e argumentos que desafiam o preconceito ainda presente na sociedade, baseado no capacitismo. A proposta guarda semelhança com outro livro do mesmo autor, "Bob Wilson: Por Trás do Olhar de um Surdo e da Voz-Pensamento de um Autista" (2021).
Lucas de Almeida Pinheiro é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em Artes da Cena pela Unicamp, e atua como diretor, pesquisador e pedagogo teatral.
PRÊMIO – O Prêmio Jabuti é o mais tradicional reconhecimento literário do Brasil, valorizando autores e obras que contribuem para a cultura nacional. Desde sua criação, tornou-se uma importante vitrine para talentos literários, incentivando a leitura e promovendo a diversidade de gêneros e temas no cenário editorial brasileiro.
Em 2024, a Câmara Brasileira do Livro lançou o Prêmio Jabuti Acadêmico, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O prêmio é voltado exclusivamente a produções acadêmicas e científicas.
A principal diferença entre os dois prêmios está no foco: enquanto o Prêmio Jabuti contempla a literatura em geral, o Jabuti Acadêmico reconhece trabalhos técnicos, científicos e profissionais — distinção que se reflete nas categorias e na estrutura da premiação. A lista completa dos premiados pode ser conferida aqui.