Professores universitários discutem a integração do Mercosul 22/08/2008 - 14:50

Com apresentação do grupo de música guarani Guata Porã – Caminho Sagrado –, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) começaram, na tarde de quinta-feira (21), as atividades do Seminário Saberes em discussão: políticas públicas para a cooperação com o Mercosul. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), nas instalações do PTI, em Foz do Iguaçu, termina nesta sexta-feira (22).
No primeiro dia do seminário, os professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fizeram a abertura da exposição de painéis Paraná e Mercosul em Ação, que retrata projetos das instituições sobre a integração dos países, seguido de duas mesas de debates sobre, “Projetos Institucionais em Energias Renováveis” e o “Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil”.
Para a professora da Unioeste, Maria Lúcia Frizon Rizzotto, que participa do evento expondo os projetos da universidade, o seminário é um espaço importante para a troca de experiências e ampliação de conhecimentos. “Principalmente para nós, que moramos aqui próximo à região da tríplice fronteira, dá possibilidade de maior integração entre pesquisadores dos países do Mercosul e também para apresentar o que estamos pesquisado no âmbito do Mercosul”.
Maria Lúcia faz parte do Grupo de Pesquisa de Políticas Sociais (GPPS) da Unioeste, que existe desde 1999 e, nos últimos três anos, tem focado estudos sobre as políticas sociais na América Latina. “Com as mesas de debates que estão sendo propostas no Seminário podemos ter uma interlocução maior sobre as questões do Mercosul”, afirmou a professora universitária.
ABERTURA – A solenidade oficial de abertura do Seminário aconteceu às 19h30 desta quinta-feira (21), no Mirante Central da Itaipu, e contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto, do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek; do ministro Sérgio Couri, do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Estado do Paraná; do secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar); o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Martín Gallo; do presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Carlos Alvarez; do diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Renato de Mello Viana; reitores das Universidades e Faculdades estaduais e outras autoridades.
O evento reúne cerca de 250 pessoas, entre professores, pesquisadores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, estudantes de graduação e pós-graduação, coordenadores de escritórios de cooperação internacional e relações internacionais e membros do corpo consular e sociedade civil.