Programa Bom Negócio Paraná capacita empreendedores de Fazenda Rio Grande 17/07/2013 - 16:32

Empreendedores do município de Fazenda Rio Grande receberam ontem (16) o certificado de conclusão do Curso de Capacitação, Apoio e Consultoria ministrado pelo Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE), que desenvolve as ações do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP) na região metropolitana de Curitiba.

A primeira turma do município contou com 43 pessoas, e grande parte são pessoas que atuam na Feira Noturna do Produtor - Feira da Lua, um espaço tradicional de venda de produtos hortifrutigranjeiros, conservas, pescado, produtos derivados do leite e caseiros. A Feira costuma reunir cerca de 4 mil pessoas todas as quartas-feiras, no centro da cidade. Segundo o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e orientador do PBNP, Claudio Nogas, a capacitação e o processo de consultoria promoveu um estímulo neste grupo para inovar na apresentação e comercialização dos produtos. “Percebemos que o PBNP foi muito importante para o município, pois contribuí na geração de renda. A acolhida da equipe, que envolve 4 consultores e 3 alunos do curso de Administração de Empresas, foi fundamental para que o trabalho desenvolvido produzisse reflexos imediatos na forma de gerir a fonte de renda”, destacou Nogas.

O Programa Bom Negócio Paraná está investindo na capacitação para melhorar o desempenho principalmente dos micro, pequeno, médio e informais empreendedores como fonte de geração de novas ideias. A iniciativa contribuí com a geração de emprego, renda e qualidade de vida das comunidades atendidas. Presente em 99 municípios, o programa conta com 120 turmas de capacitação, atingindo cerca de quatro mil empreendedores.

Para o coordenador do programa Universidade sem Fronteiras e gestor do PBNP, Mario Antonello, o programa visa a competitividade dos negócios. “ Por meio da capacitação os pequenos empresários aperfeiçoam suas técnicas e descobrem novas ferramentas para impulsionar o seu empreendimento”, afirmou Antonello.

O Programa Bom Negócio Paraná é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e viabilizado por meio de parcerias com as universidades, agentes ligados ao desenvolvimento empresarial, órgãos e instituições de caráter público ou privado. A parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e Agência de Fomento, por meio do Banco do Empreendedor, oferece crédito subsidiado aos micro e pequenos empresários depois do treinamento.