Programa Geração Paraná Digital cria acesso ao conhecimento e renda qualificada a estudantes 19/12/2022 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado lançou há algumas meses o programa Geração Paraná Digital e nesta segunda-feira (19) houve a assinatura do termo de cooperação que abre novas oportunidades de acesso ao conhecimento e ao mercado de trabalho qualificado aos jovens de todos os municípios. Pelo acordo, que reúne órgãos públicos estaduais e instituições da iniciativa privada, serão criadas turmas para treinar estudantes do ensino médio e universitários para o desenvolvimento de softwares. A iniciativa oferece bolsa durante o período de aprendizado. 

Assinaram o documento representantes da Sedu, do Paranacidade, da Superintendência Geral de Inovação (SGI), da Fundação Araucária, da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Associação dos Municípios do Paraná (AMP); da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) e da Associação das Empresas Brasileira de Tecnologia da Informação (Assespro). O objetivo principal é a criação de cursos de capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI) para suprir parte da demanda do mercado de softwares.

Pela proposta, cada ator terá um papel importante dentro da evolução do Geração Paraná Digital. A Sedu, por meio do Paranacidade, fará a aquisição de computadores e equipamentos de informática que serão usados pelos alunos. As prefeituras ficam encarregadas de ceder espaço para os laboratórios de TI, a aquisição de mobiliário próprio e fornecer profissional para atuar como monitor da turma, enquanto a Fundação Araucária disponibilizará os recursos necessários aos pagamentos das bolsas de estudos.

“É um projeto inovador. O resultado é que os jovens não precisarão deixar as suas cidades para exercer atividades profissionais ligadas à tecnologia. Há um amplo mercado com essas vagas de emprego e, agora, teremos as pessoas para ocupar esses postos de trabalho”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), Augustinho Zucchi.

“O trabalho do governador Ratinho Junior é por um Paraná inovador e transformador da vida das pessoas. Reunimos nesse projeto vários elementos. Um estudante precisa de tranquilidade para estudar, daí a bolsa que garante o que precisa para fazer todo o curso e aprender a nova profissão com tranquilidade”, acrescentou Zucchi.

O superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, falou que atender um mercado em franca expansão é uma injeção naquilo que dá mais resultado. “Essa iniciativa une os esforços do Governo e do setor privado, que assumiu o compromisso da contratação. Esperamos que mais e mais municípios se unam ao processo e se beneficiem dessa nova forma de qualificação”, disse.

Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, é uma nova maneira de criar renda localmente. O processo de levar indústrias aos municípios para criar empregos com salários qualificados vem sendo substituído pelos pesquisadores de transformação digital.

“Não é só a formação dos recursos humanos, mas uma forma dos jovens permanecerem nos seus municípios de origem e prestarem serviço para qualquer empresa do Estado, do País e do mundo. A internet permite isso. Nesse programa, os jovens terão formação qualificada para atender as necessidades do setor empresarial do Paraná, que já se comprometeu a contratar pelo menos 30% dos formados. É uma inovação”, afirmou.

A Assespro, por sua vez, ficará responsável por fornecer o conteúdo dos cursos, material didático, metodologia de aplicação e professores, além de gerenciar o encaminhamento ao mercado de trabalho. Já a AMP vai atuar no apoio aos municípios participantes. Todas as superintendências vão atuar institucionalmente para a viabilização do programa.

PRESENÇAS – Também participaram do evento a superintendente do Paranacidade, Camila Mileke Scucato; o superintendente geral de Inovação (SGI), André Telles; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Junior Weiller; a superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; e o presidente da Associação das Empresas Brasileira de Tecnologia da Informação (Assespro), Lucas Ribeiro.

GALERIA DE IMAGENS