Programa do Estado que dá visibilidade a ideias sustentáveis seleciona primeiras empresas 16/02/2024 - 16:40

Dez empresas paranaenses foram selecionadas para o Banco de Soluções Sustentáveis da Invest Paraná – agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). O banco faz parte do Programa de Aceleração de Solução Sustentáveis (Invest Pass), ação da Invest Paraná voltada para identificar produtos e serviços sustentáveis oferecidos por provedores paranaenses.

A seleção foi feita por uma banca formada pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O banco tem objetivo de dar visibilidade a projetos de soluções sustentáveis em três áreas: Construções Sustentáveis (processos da construção civil que não gerem danos ao meio ambiente), Resíduos e Economia Circular (ações como reciclagem, reutilização de material de descarte, entre outros), e Processos e Tecnologias Sustentáveis para a Indústria (ações que tornem o processo industrial ambientalmente correto, como reutilização de água, uso de embalagens recicláveis, entre outros).

Por meio do cadastro na Invest Paraná, o próprio Governo do Estado, bem como prefeituras, investidores, além de empresas privadas e organizações não governamentais, têm acesso às ferramentas desenvolvidas por essas companhias. Entre as empresas cadastradas no banco estão startups e empreendedores individuais, bem como micro, pequenas e médias empresas. Uma das obrigatoriedades é que a operação da companhia seja baseada no Paraná.

“A ideia é disponibilizar essas soluções sustentáveis dentro do Estado. A listagem das empresas selecionadas fica disponível no site da Invest Paraná para consulta e conhecimento de todo o Governo do Estado, prefeituras e das entidades privadas”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves.

Ele destaca ainda que as empresas serão apresentadas nas viagens que as equipes da Invest Paraná fazem pelos municípios do Interior, gerando ainda mais visibilidade às soluções sustentáveis

A empresária Carla Ocala, da Construtora Ocala, uma das empresas selecionadas para o banco, destaca que o Invest Pass vai facilitar a vida das empresas selecionadas na busca por novas conexões de negócios que busquem soluções sustentáveis.

A construtora passa a integrar o Banco de Soluções Sustentáveis com o sistema construtivo steel frame, mais rápido e com redução sensível de volume de resíduos na construção em comparação com o método comum de alvenaria (ver abaixo). “O Estado pode nos ajudar com essa iniciativa alinhando forças, colocando pessoas e empresas em conexão, e, dessa forma, diminuindo o grau de dificuldades de uma empresa”, destaca a empresária.

Conheça as dez soluções escolhidas para integrar o banco da Invest Paraná:

TECH GIRLS – A empresa com uma unidade em Curitiba atua para reduzir o déficit de mulheres no mercado de tecnologia a partir de duas frentes: educação tecnológica e recuperação de lixo eletrônico. As ações são voltadas a mulheres de baixa renda e contam com cinco módulos: arte do lixo eletrônico, empreendedorismo digital, manutenção de notebooks, lógica de programação e desenvolvimento de software. As alunas recuperam notebooks obsoletos em oficinas de manutenção. Os notebooks recuperados são cedidos às estudantes para que dar continuidade nos estudos.

CONSTRUTORA OCALA – A empresa de Curitiba é especializada no sistema construtrivo steel frame – muito utilizado nos Estados Unidos, Europa e Japão. Ele substitui a alvenaria com a utilização de perfis de aço pré-moldados, os quais são apenas montados no local da construção. Com isso, a construção ganha não só agilidade, mas também uma redução sensível no volume de resíduos.

NETZER0 – Startup de Cascavel especializada em soluções para o mercado de energia. Lançou o aplicativo Plug.e que faz gestão em tempo real de usinas e consumidores de energia limpa. A proposta é ofertar a ferramenta de maneira simples e intuitiva, com gestão inteligente de energia em tempo real para impulsionar negócios, e também conectar e administrar consumidores de produtores. Além de obter resultados financeiros, o app também tem a função de neutralizar emissões de carbono.

ESSENCE WEDDING – Especializada na organização de casamentos, a empresa de Curitiba faz a gestão dos resíduos gerados por esse e outros tipos de eventos. É comprometida com a educação e conscientização de práticas sustentáveis que podem ser inseridas nestas festas. A empresa trabalha com economia circular – processo com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos duráveis, recicláveis e renováveis –, bem como com a conscientização dos noivos e fornecedores.

EARTH RENEWABLE TECHNOGIES (ERT) – Maior fabricante de plástico biodegradável da América Latina, produzido a partir da cana-de-açúcar. Com sede em Curitiba, a ERT produz bioplástico renovável e compostável. Com isso, o material recebe destinação correta ao fim de seu tempo útil, podendo virar adubo para plantas. Como comparativo, o plástico produzido do petróleo leva mais de 100 anos para se decompor, enquanto que o biodegradável leva apenas alguns meses.

ELISA EFLUENTES LIMPOS E SOLUÇÕES EMBIENTAIS – Projeto que consiste em transformar esgoto sanitário industrial e residencial em água de reuso. O processo é certificado e apresenta resultados dentro dos parâmetros legais exigidos pelas autoridades sanitárias.

IMPACTO + – Ferramenta online que permite que indústrias e órgãos públicos façam diagnósticos do nível de maturidade em relação às premissas ESG – sigla em inglês de três pilares: ambiental, social e governamental. A ferramenta também identifica gaps e elabora planos de ação para otimizar a escalabilidade das práticas ESG.

ORBIS VERDI – Empresa de Foz do Iguaçu que oferece soluções ambientais inovadoras e práticas. A proposta é ofertar formas acessíveis de proteção ao meio ambiente, assim como relatar, implementar e incentivar práticas sustentáveis. Oferece serviços como desenvolvimento de planos e treinamentos de equipes para obtenção de certificação ESG e GRI, passo a passo para proteção de nascentes, elaboração de documentos para certificação de áreas com potencial de comercialização de créditos de carbono, entre outros.

BLOCO TERM SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS – A empresa tem objetivo de facilitar o acesso da população à residência digna e sustentável, com redução de custos da obra e aumento da qualidade e segurança da moradia. Para isso, utiliza o sistema construtivo com blocos de paredes prontas feitos de EPS – poliestireno expandido, material que, além da praticidade de instalação em relação ao concreto, tem propriedades de isolamento térmico e impermeabilidade.

SANETRAN – Empresa de Curitiba que oferece soluções de gerenciamento e valorização de resíduos de empresas, como reutilização, reciclagem e destinação adequada. Tudo isso a partir de serviços de gerenciamento, coleta, transporte e destinação de resíduos.