Programa terá R$ 12 milhões para desenvolver 122 projetos 27/11/2008 - 18:41

O Programa de Extensão Tecnológica Empresarial estará presente em 196 municípios paranaenses, mobilizando 850 participantes, e terá R$ 12 milhões para desenvolvimento de 122 projetos coordenados por 25 instituições de ensino e pesquisa do Paraná, em parceria com mais de 200 organizações de classe, entre as quais a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Os projetos serão desenvolvidos num prazo de 15 a 24 meses.
“É preciso reconhecer que seria impensável, décadas atrás, priorizar um projeto de alocação de recursos públicos para que a micro e pequena empresa pudessem se tornar mais competitivas”, disse em seu discurso a secretária Lygia Pupatto. “Hoje o nosso governo trabalha com um programa que pressupõe mecanismos de desenvolvimento onde não há primazia entre o econômico, o social e o ambiental”, acrescentou, informando que serão desenvolvidos projetos “que tenham os pés na economia real, que produzem bens e serviços reais e que criam perspectivas reais para a vida das pessoas”.
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, que representou as instituições de ensino superior no lançamento do Programa de Extensão Tecnológica Empresarial. “Durante anos o investimento nas universidades públicas, tanto da parte do governo federal quanto estadual, foi quase que exclusivamente para a pesquisa e a pós-graduação. Naquele momento, para que pudéssemos atingir patamares nacionais e internacionais, esse entendimento era não só justificável como prioritário. Mas a grande mudança de cultura se deu quando o Governo do Paraná passou a investir de forma substancial na extensão”.
“A Secretaria tem aplicado em extensão no Paraná mais do que o Ministério da Educação investe em extensão em todo o País”, disse o reitor. Ele também enfatizou a importância do programa para os estudantes da graduação, que terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Presente à solenidade de lançamento do programa, o presidente da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná, Ademir Dallazen, afirmou que “sem conhecimento não há desenvolvimento e nem mudanças e que “a pesquisa só tem sentido quando trata da realidade das pessoas”. Para o deputado estadual Luiz Goulart Alves, o Luizão, eleito prefeito de Pinhais, o Programa de Extensão Tecnológica “é mais uma iniciativa ousada do governo estadual, especialmente nesse momento de crise mundial”